Sobre Livros e Filmes: "aquela" Lolita

The "other" Lolita

  • Lolita é originalmente um livro escrito por Vladimir Nabokov sobre a obsessão doentia de um professor universitário por uma garota de 12 anos. No filme de 1997 dirigido por Adrian Lyne, ela tem 14 anos  (adaptado para não ser censurado, acho) e é retratada por uma atriz mais velha (obviamente) mas bem magra e com o rosto bem delicado.
  • Muitas lolitas, no sentido das meninas que usam a moda, rejeitam completamente a menção do filme. Eu sempre tive interesse de assistir porque bem, coisas tão cercadas de tabus costumam ser interessantes. Eu realmente recomendo esse filme, entrou no minha lista de favoritos.
  • O trunfo do filme é a crescente compaixão que sentimos pelo Prof. Humbert, que conquista os espectadores com carisma (que aparentemente não existe no livro) e com a presença de um vilão "pior" que ele, fazendo-o parecer o mocinho.
  • A ilusão de que Lolita é bem mais velha do que é através do uso de maquiagem e dos trejeitos da atriz e o jeito que o comportamento muda no desenrolar da história, são muito marcantes e ajudam a distorcer a imagem e esconder a ideia doentia da história. 
  • Quando você percebe, você vê como o filme é terrivelmente perturbador nesse sentido, de te convencer que "não há nada de errado" na história. Acho que isso foi o que me atraiu, a capacidade do filme de te iludir e borrar os limites do certo e errado explorando a personalidade dos personagens. Então quando o filme acaba você percebe que está torcendo por aquela personagem distorcida que é o Humbert.
  • Tem pessoas que dizem que a versão de Stanley Kubrick, mais antiga e em preto-e-branco, é melhor. Ainda não vi ela, mas a atriz que faz Lolita parece ainda menos verossímil e mais desenvolvida para uma garota de 14 anos, então acho que o efeito final é ainda mais pertubador.
  • O filme é extremamente inspirador visualmente. Além do combo batom vermelho + óculos de coração, aparece muita barriga mostrando, muitas tranças e muitas peças de cintura alta.

Muitas pessoas se inspiram no estilo da Lolita do filme, eu particularmente gostei muito e gostaria de usar coisas parecidas no próximo verão.
Vocês assistiriam um filme tão polêmico?

P.S.: Curtam a página do blog no facebook!


Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

13 comentários:

  1. Gosto muito do livro de Lolita, não vi nenhum dos dois filmes ainda por que pra mim, mesmo na versão de 1997, a atriz da Dolores é muuuito velha, acho estranho urggg
    O livro é ótimo! Além de ser escrito bem naquele estilo Machado de Assis de o narrador tentando te convencer, também é muito interessante pelo fato que o autor é russo e mesmo assim faz um retraro perfeito do estilo de vida americano <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que ela parece bem mais velha! XD Parece uma modelo de desfile, por ser tão magra. Mas entendo né, ninguém vai colocar uma atriz de 14 anos para fazer o papel, seria extremamente indecente...
      Eu sempre pensei nessa comparação de Machado de Assis! Vou dar uma olhada no livro com certeza.

      Excluir
  2. Acho que muitas pessoas foram na onda do livro/filme Lolita por puro modismo. Não consideram o lado perturbador, simplesmente acham esteticamente atraente por terceiros que ditam sendo uma obra cult. Não estou dizendo que é ruim, mas as garotas atualmente não sentem a profundidade de uma obra como essa, simplesmente leem e postam nas redes sociais como 'favoritos/inspiração' por alguém popular já ter lido ou algo do gênero - como a tal da Lana del Rey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é impossível julgar quem conhece ou não só porque pensamos nelas como "garotas que não entendem coisas cult/pseudocults". Esse tipo de pensamento é muito reproduzido e se repete com camisetas de banda, videogames, comics... é impossível julgar só por olhar para uma pessoa se ela "realmente" gosta (seja lá o que for isso. não acho que precisamos provar que "gostamos de verdade" de nada). Algumas podem falar meio por cima como esse tipo de "inspiração vazia" porque não querem ou não acham apropriado pro momento falar desse tipo de coisa. Eu fiquei reescrevendo várias vezes esses posts porque não queria "pagar de intelectual", outra coisa que esse tipo de julgamento gera.
      Segundo, acho que no fim, criticar essas pessoas não é muito importante. E se elas gostam só por modismo, o que vamos fazer? Proibi-las de citar o filme? Negar a grande inspiração visual que o filme é seria ingênuo, se a mensagem foi ignorada é porque ela se tornou pop... isso é natural. Como você mesma disse, não é necessariamente ruim, faz parte do processo.
      De qualquer forma, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi chadias o/

    Belo post. Legal como Lolita entrou na cultura pop e ainda é capaz de suscitar discussões. Eu só vi a versão do Kubrick e recomendo. Quanto ao livro, comprei e até hoje não li, mas está na minha lista!

    Saudades, amiga =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Nem me fala! Este é o post mais comentado até agora, com certeza!

      Excluir
  4. Ja eu vi o filme e n li o livro (ainda) xD
    Concordo no memso ponto q a guria parece bem mais velha, me lembra mto as "garotinhas" de 15 anos d hj em dia, toas na sua 1ª/2ª3ª gravidez. Engraçado q o q hj em dia é chocante, antigamente era normal, afinal com 16 anos se vc ainda n tinha casado a familia já começava a se preocupar.
    Por um tempo acho q a geração "filhota" das q casavam cedo e se arrependia criou uma gurizada inocente, e quase "tapada", mas depois virou um piriguetismo geral.
    Acho sacanagem eu conhecer gurias de 13 anos mais quengas do q mta mulher de 40 e o cara ir pra cadeia por entrar na conversa de uma delas .-. Sei lá, acho q deveriam ver a mentalidade dos dois lados antes d condenar tão fácil u-u igual os guris de 17 anos q matam/roubam/estupram e vão pra Fundação Casa no lugar da cadeia >.>"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as meninas de hoje em dia têm o corpo bem desenvolvido. Até porque hoje em dia a menarca acontece mais cedo que antigamente. Até um tempo atrás casar tão cedo realmente era comum.

      Só discordo fortemente da sua história de "meninas quengas". Isso é slutshaming, victim blaming e incentivo à pedofilia - nenhuma pessoa em sã consciência deve ficar com uma menina (nem menino, nem ninguém, aliás) com menos de 14 anos e nem com uma menor de idade de a diferença de idade for grande. Ninguém é animal aqui, somos todos humanos e conseguimos controlar nossos instintos reprodutivos muito bem. Estupro, principalmente de menor vulnerável, não é necessário. Eu não aceito opiniões desse tipo, e você está me passando a imagem de uma pessoa extremamente ignorante.
      Se continuar a fazer comentários tão fortemente sexistas (e classistas) no meu blog vou ter que bloqueá-la.

      Excluir
  5. Hey Chadias!
    Fiquei tão feliz quando vi que tinha escrito sobre isso. Ótimo post!
    Eu devia ter a idade da Lolita do filme quando comprei o livro num sebo e, meu Deus, foi uma enxurrada de coisas estranhamente atraentes. Não entendi muito o livro de primeira (ainda bem), mas reli outras vezes, já com idade e condições, e ai o Nabokov me pegou pelo estilo (que realmente parece muito com o do Machado). Enfim, literariamente, foi uma baita influência.
    Depois vi os filmes. Várias vezes. Acho o do Lyne tremendamente melhor que o do Kubrick, principalmente pelo Jeremy Irons no papel do H.H. MAS AGORA CHEGA! VAMOS FALAR DAS COISA DE MODASSS (louca) <3
    Em termos de roupa O QUE É esse filme?!?. Me empenhei por um tempo em aproximar o meu guarda-roupa do da Dolores Haze, o que fez da experiência de comprar roupa algo bem mais difícil do que já era (por causa do meu tamanho que simplesmente não existe nas lojas de fast fashion, onde eu comprava, rs). Ultimamente, aqui na cidade, surgiram algumas poucas lojas fofas com tamanhos pequenos que animaram meu coração lolitista-nabokovista.

    Enfim, não pare com o blog, não... Parabéns por ele.
    Espero que possamos tomar um café algum dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola!
      A sua resposta tão entusiasticamente fofa me deixou até sem graça ; _ ; <3
      Eu tinha o livro em casa (aquele da coleção da Folha) e li o começo também com a idade da Lolita! Mas no meu caso achei meio traumático e até uma das causas pelas quais parei de ler com a frequência de quando era criança ):
      Não tinha o do Kubrick no Netflix então foi esse mesmo 8D (sugerido em "dramas românticos" aliás, rs) mas também tenho a impressão que vou gostar mais da versão mais nova justamente por causa desse negócio da atriz!
      UDAHUDSAHUASDUHSDUH adorei o "coração lolitista-nabokovista"! podemos emendar um café com umas visitas a um sebo e a um brechó né? o que acha?
      Apesar que eu ia querer comprar um par de óculos de coração para a gente tirar fotos juntas! (de batom vermelho, é claro!)

      Excluir
  6. Li o livro esse ano. E fiquei feliz por lê-lo só em uma idade em que eu pude entender o quadro geral e não ficar seriamente perturbada com o enredo rs
    É um ótimo livro, mas difícil de digerir. Primeiro você odeia H.H., depois tem nojo, daí pena, e então empatia. Beira o absurdo o redemoinho de sentimentos que Nabokov consegue nos fazer sentir por um mesmo personagem em menos de 250 páginas.
    Um dos livros mais bem escritos que já li (mesmo quase tendo desistido nos primeiros capítulos).
    Quanto ao filme, só vi o de 1997 (procurarei o outro), e achei a lolita convincente, mesmo sendo obviamente mais velha. Mas o que hipnotiza nesse filme é a atuação de Irons. É incrível como ele traz a tona a confusão de sensações do livro.
    E o guarda roupa dela é um amor mesmo! Tenho um shorts cós alto bem no estilo dela, mas olha, conseguir usar aqui em Curitiba tá difícil! haha

    ResponderExcluir
  7. Bom eu já assisti esse filme Lolita de 1997 também e embora toda a drama eu gosto muito desse filme e além de ser um dos meus favoritos eu acho interessante o cinema mostrar fatos polêmicos eu li também o livro desse filme eu amei! O que eu acho interessante é a atuação dos atores para fazer as cenas , fizeram perfeitamente bem , e eu os tenho como prediletos eu acho que na questão de ser um filme perturbado não chega a ser tão forte , porque na realidade também existem situações iguais e a todo tempo, bom o fato é que eu amo esse filme e ele me inspira por ser vintage e com um efeito melancólico e divertido , eu amo vintage e é meio difícil eu não gostar desse filme.

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)