Girl Hot x Boy Hot


Por muito tempo eu não me identifiquei com os exemplos de beleza feminina que eram constantemente apresentados pra mim de todas as formas possíveis - novelas, revistas, filmes, músicas... tudo parecia tão distante da minha realidade, do meu jeito de ser. Imagino que muitas meninas passam por esse choque de realidade quando começam a adentrar na puberdade.
Logo nessa fase (aos 14, 15 anos), eu percebi que realmente não tinha esse "toque" necessário, um estalo na cabeça que me fizesse acordar e dizer "olha, eu estou maravilhosamente sensual hoje" como parecia ocorrer com as minhas coleguinhas - e que isso não aconteceria tão cedo. De certa forma, a moda alternativa entrou na minha vida e me ajudou a lidar com isso. A moda japonesa me pareceu colorida, divertida e verdadeiramente como uma transição da infância à idade adulta. Eu me identifiquei muito com o jeito de se vestir delas, um pouco mais recatado e que não parecia voltado ao olhar masculino.
Hoje em dia, como uma mulher de 20 anos, eu tenho a plena consciência de que é esperado que eu vista ou não. Eu tenho roupas "fofas", mais leves e coloridas, e com elas muitas vezes eu me sinto verdadeiramente "eu" - mas mesmo pessoas muito próximas a mim, supostamente esclarecidas intelectualmente, muitas vezes me criticam pesadamente pelo o que eu uso. Eu não tenho o direito de ser fofa ou lúdica como mulher adulta.
Quando eu conheci esses termos, Girl Hot e Boy Hot, eu percebi duas coisas extremamente importantes:
  1. Essas duas linhas existem muito claramente, e é fácil de reconhecê-las na moda mainstream;
  2. Girl Hot é um tipo de beleza "inexistente" no Brasil. Ela é cortada, mastigada e digerida pra nunca ficar MUITO fora do Boy Hot. 
Primeiramente, uma breve explicação dos termos: eles foram retirados deste artigo que retirei de um dos sites de beleza favoritos da minha leitura pessoal. Basicamente, "Girl Hot" são meninas que são admiradas por serem lindas por outras meninas, mas nem tanto por homens, que podem achar elas "estranhas" ou só não-atraentes. Já as meninas com "Boy Hot" têm exatamente as características mais apreciadas pelos homens, são as garotas-sonhos-de-consumo. Eu tentei simplificar em duas listas simples.
Boy hot é:
  • cabelo longuíssimo, sem camadas/franja/corte específico, liso, preferencialmente loiro;
  • olhos levemente esfumados;
  • blush/bronzer buscando efeito bronzeado;
  • gloss cor de boca;
  • unhas simples (francesinha, "Renda");
  • pele bronzeada.
  • seios grandes, corpo magro, pernas longas, rosto anguloso (características de modelos, por exemplo) - ou no Brasil, corpo de gente que malha;
  • roupa mais simples/comum e com decote.
Girl hot é:
  • cabelo geralmente com franja, camadas e por volta da altura dos ombros;
  • olhos com delineador "gatinho" e similares;
  • boca com batons mais chamativos e vibrantes;
  • unhas com cores variadas;
  • pele mais clara
  • desde que você seja magra, geralmente serve;
  • roupa com um quê, um "quirk" como diz a autora.
Disclaimers: todo esse conceito de beleza, nas duas categorias, são pensadas para a mulher-branca-hétero-cis-magra-americana/europeia-classe-alta. Quase todos os conceitos de beleza são, aliás. Não é culpa pessoal minha, e nem culpa só de quem criou essas categorias, é um problema sistemático da sociedade, e tem a ver com como vemos certas pessoas como atraentes ou não. Mas esse livro é pra próxima. Só queria deixar claro que não estou ignorando isso, mas eu não consigo tratar tudo no mesmo texto sem perder o foco!
Outro disclaimer é que isso é bem generalista, não necessariamente todo homem hétero vai preferir uma menina "Boy Hot". Estamos falando da ideia que a mídia passa como pessoa atraente para todos os homens de diversas formas (pornografia, "mocinhas de novela", atrizes em filmes...).

As duas têm o rosto muito meigo <3 Marina com maquiagem quase que cai no Boy Hot, mas ainda
me parece um pouco estranho, ela é tão fofa. A Bruna "sem maquiagem" poderia entrar no Girl Hot,
se ela tivesse franja ou usasse umas roupas menos mainstream.
A minha primeira observação não é lá grande coisa, mas a segunda precisa de um pouco de explicação. Vou usar como comparação os EUA. Lá, famosas como a Kirsten Dust, Chloë Sevigny, Maggie Gyllenhall, ou mesmo a Emma Watson e (acho que o exemplo MÁXIMO) Zooey Deschanel são queridas pelo público e por mulheres (e homens) de várias idades. As celebridades "Boy Hot" também, claro, como as modelos de lingerie estilo Victoria's Secret.
Aqui no Brasil, eu não consigo pensar em nenhuma atriz que tenha o mesmo tipo de repercussão somado ao mesmo padrão de beleza. A Fernanda Vasconcellos acho que é a que mais se aproxima, mas hoje em dia ela faz a propaganda da Veet Cera Fria e só. A Marina Ruy Barbosa e a Sophia Abrahão eram o par de ruivas da novela, mas são consideradas "atrizes de adolescente", no estilo Malhação e similares. Compare com a Bruna Marquezine, que faz o estilo "boy hot" e tem mais ou menos o mesmo nível de atuação - com exatamente a mesma idade de Marina (as duas são de 95, gente, elas têm recém 18 anos) a Bruna tá fazendo papel principal (ou quase) de novela e é considerada praticamente um símbolo sexual. Deixando claro que acho que não tem problema nenhum, que bom pra ela \o/ Ela me lembra a Isis Valverde, só que novinha. 
Considero as novelas a expressão máxima de cultura de celebridade aqui no Brasil, e a rejeição ao "Girl Hot" fora do âmbito teen (que na verdade é focado num público mais jovem ainda, de cerca de 10-14 anos) é imensa. Acho que o exemplo mais recente é a franja da Giovana Antonelli, acharam um absurdo uma mulher "daquela idade" ter franja, e usar macaquinho. O que x brasileirx comum não percebe, é que essas coisas não são necessariamente indicativas de idade ou maturidade - está na moda ter franjinha, está na moda usar macaquinho. É um corte de cabelo, uma roupa, só isso mostra que a pessoa é infantil ou sei lá? Que tipo de pensamento distorcido é esse?
Às vezes eu penso que a mulher brasileira é sensual não por opção, mas por pressão social. Se você não se apresenta como consumível ao olhar "masculino", as pessoas ficam incomodadas e ficam te dizendo que aderir ao que todos usam é melhor, que aquilo é mais bonito, que você está feia ou inadequada depois de mudar um pouco do padrão.
E quem gosta das infinitas variações de um estilo mais ladylike, delicado, vintage, ou até mesmo apreciadoras de modas alternativas, tudo o que foge disso, é feio/estranho.

Existem várias maneiras de ser mulher, além de ser sensual; e inclusive várias maneiras de ser sensual.
Algumas pessoas não entendem que ser um pouco diferente te faz única. Alguém acha que a
Dita Von Teese ia ser tão famosa se fosse como a mulher da direita, seguindo os padrões
americanos de beleza?
Eu obviamente me encaixo na frase acima, e tudo isso me incomoda. Eu me sinto muito estranha fazendo o estilo mainstream. Eu odeio usar meu cabelo sem franja, uma das melhores decisões que eu já tomei foi repicar ele. Eu nunca gostei de roupas muito sensuais, uso raramente. Eu não sou assim. Se eu tentasse me encaixar 100% eu com certeza me sentiria muito idiota (com certeza a Dita von Teese também achou essa foto um tanto bizarra).
Mas tem gente que é e que fica sempre me dizendo pra deixar longo e reto e liso o cabelo, e usar roupas mais "adultas"...
Lembrando que não adianta criticar que curte o estilo "Boy hot" também; as pessoas que gostam do estilo estão tomando decisões como você. A própria autora do texto original disse que ia começar a incorporar algumas características do Boy Hot por ser fora da zona de conforto dela, já que ela faz bem o estilo "fashionista", de seguir tendências (que é uma características mais "Girl Hot").
Não é minha intenção converter todas ao Girl Hot, nem demonizar quem acha melhor Boy Hot. Mas simpatizar quem sente que, como eu, é cansativo as pessoas fazerem essas associações manjadas e bem toscas de que o único jeito de ser mulher, é sendo femme fatale garota tropical ou sei lá (tem tantos outros jeitos de ser até mesmo sexy, vide a foto acima). E saber que você tem pessoas com quem se identificar, mesmo que ainda seja meio distante; ainda assim, a beleza da Zooey Deschanel me parece muito menos inatingível do que a da Adriana Lima.
O ideal é que um dia, nós não tenhamos mais ícones ou padrões de beleza a seguir, e todo mundo simplesmente seja linda do jeito que é, a passarmos a nos focar em coisas mais importantes. Mas esse é outro tópico não é mesmo?

Vocês conheciam os termos? Gostam mais de um padrão ou de outro, ou gostam de/seguem algo completamente diferente? 

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

8 comentários:

  1. Achei super legal sua postagem <3

    E ajudando no debate: Acho que Sandy seria uma Girl Hot, talvez? Claro, antes de toda essa coisa de: Vamos tirar a imagem de Maria Chiquinha de cima de mim e etc. Ela tinha um jeito bem meigo, umas roupas bem fofas e tal. Acho que ela chegaria a se encaixar sim :)
    Mas é. A nossa sociedade (brasileira, cristã, hetenormativa branca de classe média) não está acostumada a ter qualquer coisa que não seja objetificante (infelizmente). É engraçado perceber que hoje até garotas de 12/13 anos que já possuem qualquer sinal de puberdade são apontadas sem dó (a.k.a prints screen de comentários nojentos no facebook, etc), vendo dessa maneira, fica bem fácil notar porque o estilo Girl Hot não faz muito sucesso aqui. Acho também que tem a ver com aquela história (que ninguém sabe como começou, mas todo mundo ajuda a espalhar) de que a mulher brasileira é """""""""""""""fogosa""""""""""""""" e """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""insaciavél """"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""". De uma certa maneira, esse padrão (igualmente impossível porque hello estamos falando de pessoas e não de bonecas infláveis e things like that) já está tão imposto que a gente nem percebe. É comercial de cerveja, desodorante, havaianas, carro, shopping... todos mostrando a mulher brasileira e todo o seu """""""""""""""amor pra dar""""""""""""""" (argh)
    E é bem engraçado também parar pra pensar de onde deve ter vindo todo esse estereótipo de Boy Hot x Girl Hot. Girl Hot me lembra uma coisa mais menina, mais doce, enquanto Boy Hot me lembra mais agressividade. Ironicamente, agressividade é tudo o que o homem cristão cis branco de classe média não gosta (mulher tomando iniciativa? Credo, que dada! Pera aí, passei a mão e não gostou? Credo, que mal comida!), então... porque eles gostam desse estilo?


    Enfim... ótimo post (again), achei a discussão muito válida <3

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar de girl hot, mas eu acho que acabam se tornando inspiração sim. Eu adoro a Zooey Deschanel porque o jeito que ela se veste se parece mais comigo, e eu não sou o tipo de beleza para atrair homens, também. Mas quanto ao cabelo, eu discordo. Eu tenho o cabelo super longo, e vivo ouvindo para cortar, porque está antiquado. Ou para fazer luzes!

    Eu acho a Marina Ruy Barbosa linda e acho uma pena fazerem nela uma maquiagem muito pesada, que não condiz com a imagem que ela passa.



    Beijos,
    Nereida
    agua-marinha.net

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão! Aqui existe um estigma extra que não existe nos EUA, o de "parecer crente", então o cabelo tem que ser comprido, mas não muito (e sempre alisado né ¬¬).
    Essa de fazer luzes é verdade, depois que a minha mãe caiu nessa, nunca mais pensei na possibilidade - vai ficar tão ruim em mim quanto ficou nela, porque somos muito parecidas!


    Eu concordo plenamente! Ela tem uma beleza muito natural, esses perecotecos não ajudam muito.

    Abraços <3

    ResponderExcluir
  4. A Sandy com certeza! Porque ela sempre escuta uma das acusações que as meninas desse tipo recebem no Brasil: "sem sal" XD Não fico surpresa, até porque ela foi um ídolo infanto-juvenil por muito tempo. Fica estranho ver ela agora, acho que fica muito "try-hard". Mas é a pressão, como sempre.
    Nem me fala desses print screens no Facebook ¬¬
    Acho que isso é algo muito antigo, desde a época da colonização né? Pero Vaz de Caminha já citava a beleza das mulheres brasileiras (na época, do povo indígena) como se fosse parte da paisagem (y)


    É aquela eterna discussão que fica ainda mais contraditória no Brasil: aparentemente você tem que estar sempre sexualmente disponível, mas não pode ser "vadia". E reclamam de quem faz cu-doce. Pelo amor, o que a gente tem que fazer então? Eu sinceramente pediria a opinião dos home mas eu realmente não me importo, eu só quero que isso pare e todo mundo seja feliz do jeito que é *_* ia ser legal.



    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão! Acho que ela se encaixa perfeitamente no Boy Hot, nessa foto em especial:
    http://www.lindizzima.com.br/media/images/Marina%20Ruy%20Barbosa%20em%20ensaio%20clicada%20por%20F%20Toquatto__Lindizzima.jpg
    A própria autora comenta que várias mulheres geralmente conseguem "dobrar" pros dois lados.
    Uma coisa que muda muito a percepção de sensualidade é o tom da pele, e imagino que isso aconteça tanto pelo rosto quanto pelo fato da Marina ser tão branca, sempre que vemos ela com uma roupa a gente pensa "fashionista", enquanto com a Bruna é "sexy". Similar ao efeito de shorts übercurtinhos serem "lindos" nas gringas do Tumblr e quando alguém vê alguém na rua com eles, é escandaloso. No fim, você está certa! Mas a Bruna ainda é a que as pessoas consideram "símbolo sexual" (pergunta pra qualquer marmanjo sobre ela...), e nunca pensariam isso da Marina por mais sexy que ela fique.

    Eu te entendo, eu ando pensando muito sobre isso esses dias. Eu sou uma pessoa bastante desleixada 90% do tempo. Eu basicamente me cuido mais ou menos só quando eu estou com meu namorado... tem tanta coisa pra eu me preocupar, não tenho saco pra ficar me vestindo disso ou daquilo. Até quero escrever sobre isso aqui um dia, mas eu não consigo tratar tudo de uma vez só. Sem dúvidas esse assunto ainda vai aparecer no Dias de Chá :)

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o termo, e entre esses dois gosto mais do girl hot (Zooey <3), apesar de ainda ficar mais pro lado alternativo, fofo ou lady like da coisa.

    ResponderExcluir
  7. No caso do cabelo, os meus estou deixando crescer, e é bem isso, pode ser comprido, mas não ter cara de crente, tem que ser liso e repicado.

    ResponderExcluir
  8. fascinante esse post, cha! nunca tinha ouvido falar desses termos, mas eu notava que existia esses dois conceitos no dia-a-dia. aliás, acho esse pertinente também: http://www.stellalee.net/2014/04/discussion-girls-crush.html e o famoso blog "man repeller". haha
    é legal que pelo menos as meninas estão com menos medo de "admitir" que admiram certos tipos de beleza/pessoas/gostos que não fazem parte do ideal mainstream. eu como tendo a desgostar de qualquer coisa imposta, massificada e machista, o modo como é apresentado o boy hot me causa uma aversão natural, maaaaaaaaas eu ainda vejo beleza em ambos, desde que seja genuíno. a garota brasileira da direita que eu não faço idéia de quem seja é um típico exemplo de uma maquiagem que não combina com a pessoa + photoshop de mal gosto.

    acho que a tendência com a internet é a gente cada vez mais "aprender" a gostar do que é diferente do que apenas se fechar em um ideal de seu próprio mundinho/país e isso é muito positivo pra milhares de meninas que vão passar por gente que acha que temos a obrigação de parecer como os outros acham bonito ou o que é mais popular. eu vejo muita gente, inclusive, com ideais de beleza de países em que elas não nasceram originalmente (ex.: japão, coréia do sul, etc). é uma globalização (?) da estética (?).

    e que zona que o disqus faz com os comentários, espero que apareça com meu nome mesmo. D:

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)