Sobre Livros e Filmes: 5 dos meus livros favoritos


Muitas vezes quando eu procuro sites e blogs sobre leitura, eu não me identifico muito. Eles falam muito sobre livros novos, livros de séries e sagas, e esse tipo de coisa. Apesar de já ter lido coisas como Harry Potter e Crepúsculo, e ter certeza de que várias séries são excelentes (como os Jogos Vorazes, que gostaria de ler), eu tenho outro perfil. Para começar, como ainda não li vários dos "clássicos", prefiro investir nesse tipo de leitura ao invés de procurar autores novos.
Mas desde quando eu era mais nova, um dos meus tipos favoritos de livro são aqueles que têm como tema Matemática e Física. Eu tenho muito interesse sobre essas áreas apesar de já estar meio desatualizada, e não ser tão conhecedora como outras pessoas são. Esse tipo de história me intriga e me fascina, por algum motivo, e gostaria de compartilhar alguns dos meus favoritos. Quem sabe você não se encanta também?


Livros sobre Matemática

Os livros dessa sessão estão em ordem, do mais simples ao mais complicado.

O Homem que Calculava - Malba Tahan


Eu li sobre esse livro ainda criança, e ele é um clássico da literatura desse tipo, e é super antigo. O nome da escola do Ginásio que meu pai estudou chamava-se Malba Tahan, então esse livro está em casa faz muito tempo. Um fato curioso sobre ele é que o escritor não possui nenhuma descendência árabe ou similar: na verdade, nasceu e viveu no interior paulista, e se chamava Júlio César de Melo e Sousa. Malba Tahan era apenas um pseudônimo para que a história parecesse mais legítima e interessante, já que ela é escrita de forma que poderia ser adicionada como a milésima segunda história das Mil e Uma Noites!
Isso deixa o livro interessante, porque parece alguém contando um "causo". O livro não tem uma história muito complexa, é estruturado em torno de situações que provocam vários problemas matemáticos simples, mas que confundem bastante. Um dos mais famosos é o problema do troco da hospedaria, que foi traduzido para os tempos modernos como amigos indo à pizzaria.
Você pode ler o pdf de graça aqui!
Recomendo para: quem gosta desse tipo de charadas e desafios.
Não recomendo para: quem ficou bravo com a brincadeira da girafa no Facebook XD

O Teorema do Papagaio - Denis Guedj

Esse foi meu livro favorito por muito tempo, e é descrito como um romance policial-matemático. Três coisas são interessantes no livro: o Brasil faz uma parte da trama, apesar de se passar na França; tem dois personagens com deficiências muito bem escritos, o que é uma raridade (um com deficiência física que utiliza cadeira de rodas, e outro com deficiência auditiva); eu diria que os personagens principais na trama são uma biblioteca e um papagaio.
Através dessa combinação peculiar, o autor consegue balancear uma história interessante e ainda contar a história da matemática, desde a Antiguidade.
Recomendo para: quem gostou de O Mundo de Sofia, e gostaria de ler algo semelhante mas voltado à matemática.
Não recomendo para: quem quer algo com mais mistério - daí vou ter que te recomendar Agatha Christie.

O Teorema de Fermat - Simon Singh

Esse livro é mais denso que os anteriores e o mais pesado da lista, mas conta sobre um dos problemas mais interessantes da história da matemática: o teorema de Fermat. A história sobre ele parece uma piada: Fermat, um matemático amador do século XVII, rabiscou na borda de um livro sobre Aritmética um teorema, junto com a frase a seguir em Latim: "Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-la." Pelo menos agora sabemos que o hábito de rasurar livros tem algum valor histórico...?
Uma das coisas mais interessantes sobre o teorema é que qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Fundamental consegue compreendê-lo: no entanto, a demonstração do mesmo demorou 359 anos, sendo resolvida apenas em 1994 pelo matemático britânico Andrew Wiles (an... acho que isso é um spoiler? Sinto muito!). Apesar de não ter nenhuma aplicação prática, sua existência fez com que várias técnicas muito complexas, usadas para prová-lo, fossem desenvolvidas. Foi um trabalho em conjunto de muitas pessoas ao longo dos anos, e uma soma de teorias.


Recomendo para: quem gosta da música da Miley Cirus "The Climb" de histórias do Santo Graal.
Não recomendo para: quem se desespera só de pensar em colocar letras nas suas contas.


Livros sobre Física

Tenho dois interesses principais na Física, e coloquei aqui os livros que melhor os representam. Apesar de ambos terem nível bem introdutório, o primeiro apresenta alguns conceitos que são citados no segundo.

Alice no País do Quantum - Robert Gilmore

Usando uma história similar ao de Alice no País das Maravilhas, essa história é uma apresentação básica aos conceitos das Física Quântica. A associação com esse clássico faz todo sentido: afinal, a nível quântico, parece que nada funciona do jeito que "deveria ser", que estudamos tanto nos livros de Física de Ensino Médio, assim como o País das Maravilhas. Para quem tem interesse em saber um pouco mais sobre essa área, recomendo fortemente a leitura do livro. Apesar de básico, ele ainda é feito para adultos, então não dá para uma pessoa de 14 anos ler sem ter alguns conceitos bem claros na cabeça, como a estrutura de um átomo e a Física comum - meu pai não sabia (não sei o que ele estava pensando na real, mas tudo bem), então demorei para ler ele. Como a maioria dos livros da lista, eu reli ele diversas vezes, cada vez lendo do começo até um ou dois capítulos a mais, até ter a maturidade para compreender algumas coisas!
Recomendo para: quem tem uma certa flexibilidade (para aceitar que algo pode estar fazendo mais de um caminho ao mesmo tempo, por exemplo)
Não recomendo para: quem mal aguenta a fórmula da Vovó beijou um tarado.

The Theory of Everything - Stephen Hawking

O Stephen Hawking é mais conhecido por ter uma doença degenerativa grave que foi limitando seus movimentos ao ponto de precisar de uma voz artificial para conseguir falar. Mas seu trabalho como alguém que ajudou a criar e difundir ideias sobre o Universo é tremendo e igualmente notável. Ele teve papel fundamental em popularizar conceitos como o buraco negro e big bang, e tem profundo conhecimento sobre astrofísica. Uma das coisas mais interessantes sobre ele é que ele é extremamente humilde e aponta inclusive suposições que ele tinha e que estavam erradas (como a ideia de que os buracos negros não podem emitir nada, sendo que ele agora defende o contrário).
Esse livro fala sobre a Teoria Unificada (que explicaria o Universo tanto nas nossas coisas do dia-a-dia, quanto em escala quântica ou nas interações dos corpos no espaço), mas apresenta antes várias ideias relacionadas, montando um panorama desde antigamente até os conceitos recentes da época do lançamento do livro. Hawking hoje não mais defende a existência dela, mas ainda há muita discussão a ser feita. Junto com "The Universe in a Nutshell" e "A Brief History of Time", formam uma trilogia inicial para quem quer começar a conhecer essa área.
Recomendo para: quem já se perguntou coisas do tipo "porque o Big Bang foi possível e deu certo?"
Não recomendo para: quem acredita que Deus criou a Terra faz 6000 anos. Aliás, o que você está fazendo aqui no meu blog???

Não levem as recomendações muito a sério, achei que o post tinha ficado chato e resolvi fazer umas piadinhas xD
E vocês? Tem algum tipo de livro específico que gostam de ler?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

6 comentários:

  1. Nossa, achei que só eu gostava de livros de matematica! ;a;
    Meus dois pais são físicos, desde de pequena tem vários livros assim em casa, já tinha lido o do Homem que Calculava e do Teorema de Fermat, mas o do Papagaio não conhecia e vou procurar! 8D
    Meu favorito no entando é A Dama e o Tigre, é bem curtinho mas foi o primeiro que li, marcou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Estou muito feliz de ver gente comentando no post <3
      Obrigada pela sugestão, eu vou atrás dele sem dúvidas :D

      Excluir
  2. Chadias, eu não sabia que você poderia se interessar por matemática! Fiquei muito admirada agora! Eu sempre tive tanta dificuldade, mas resolvi que quero aprender direito. O único livro que eu li de física foi O Universo numa casca de noz e eu achei incrível. Eu adoro as teorias de física! Acho que você deve ter lido, já que citou outro livro do Hawking aí em cima.

    Beijos,
    Nereida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas online se surpreendem, mas é algo muito natural pra quem me conhece na vida real XD porque é algo desde criança, incentivado pelos pais!
      Eu ainda não li ele, infelizmente! Eu tenho esse livro em casa por um acaso e li ele, agora eu queria os outros, mas tenho vontade de ler em inglês... vou acabar baixando online ou algo assim.

      Com carinho,
      chadias.

      Excluir
  3. (comentario três posts depois mas ta valendo)
    Adorei as suas reviews ficaram muito legais de ler apesar de não ser fã de matemática espero ansiosa por novas dicas :D
    e conselho de amiga avisa antes do spoiler que vai ter spoiler algumas pessoas ficam muito brabas com essas coisas hsaushasuhaashusahu

    Beijos açucarados³

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase todos os livros acima têm um tema além da matemática/física: história (da matemática), ficção fantasiosa (da Alice) ou mistério/policial (o do Papagaio). Então se você gostar de um tipo de livro específico, dá pra achar ele combinado com a área que você achou curiosa \o/
      Acho que o "spoiler" que eu dei é meio... fraco né? É que nem ler uma biografia de Einstein e ficar surpreso quando falar que ele inventou a Teoria da Relatividade! XD
      Beijocas <3

      Excluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)