Offbrand em Lolita x outras J-fashions

Eu não sou uma pessoa particularmente ligada em offbrand, mas eu tenho meus momentos de foco nesse tipo de peça. Por exemplo, logo quando eu comecei a fazer posts de ajuda a iniciantes, eu dois posts como guia para comprar peças offbrand, sendo um sobre vestidos e o outro sobre blouses & cutsews.
Eu também montei um outfit composto com bastante destaque para uma peça offbrand para o South Meeting do ano passado. Não ficou tão Lolita, mas ficou bem interessante justamente porque era bem diferente de tudo o que eu já fiz, eu gostei muito da experiência.
O tema desse mês do AF&L Network era para falar sobre offbrand, e eu comecei a procurar umas peças no meu armário, e perceber algumas coisas interessantes que decidi comentar por aqui.
É engraçado falar esse tipo de coisa pra quem gosta de outra J-fashion que não seja Lolita - apesar que, por algum motivo que eu ainda não consegui entender completamente, as pessoas das outras J-fashions quase sempre conhecem Lolita pelo menos um pouco, mesmo estando em outras modas; e não é incomum ver Lolitas que usem diversos estilos ou pelo menos saibam um pouco das outras J-fashions. Bom, pulando essa parte, ao contrário de outras modas japonesas, Lolita sempre exige a compra de roupas e acessórios especificamente voltados para o estilo, simplesmente porque a silhueta e as características são muitos únicas. Isso não quer dizer que TUDO tem que ser brand, mas você provavelmente vai ter que mandar fazer ou no mínimo adaptar várias peças de roupas para poder usar a moda.
Gyaru, por exemplo, não tem tanto essa necessidade. Acho que se fosse escolher algo que uma gyaru goste de comprar de alguma marca específica, são os cílios postiços, que são muito característicos - mas mesmo assim, muitas meninas compram cílios em caixas de 10 do Aliexpress e usam a moda muito bem. Mesmo roupas muito características, como Hime Gyaru, a gente consegue dar um jeito: comprar as perucas e extensões chinesas, e vestidinhos como o da foto.
A relação em Gyaru com as marcas é mais questão de fidelidade/gosto do que em Lolita. Se uma pessoa REALMENTE gosta de Liz Lisa ou D.I.A., ela vai e compra peças dessa marca porque elas agradam esteticamente. O foco está principalmente na maquiagem então a orientação nessa questão é sempre mais forte do que ficar recomendando marcas caras. Isso faz todo sentido, porque no histórico da moda, ela é ligada ao sentimento de libertação de esteriótipos, meninas bem jovens e rebeldia.
Uma das coisas que Mori girl me passa é um certo amor por coisas desgastadas, como se tivessem uma história para contar. A estética não parece tão importante quanto o sentimento de conforto ao usar uma peça. Isso me fez abrir os olhos à beleza do usado, quando antes eu só via lixo, querendo me livrar do que é antigo para abrir espaço para o novo. Apesar de não usar Mori girl, essa desaceleração com certeza me pegou um pouco.
Essa relação com o offbrand define as características marcantes de estilos alternativos de formas diferentes. Acho que nesse sentido, Lolita é quase uma exceção dentro de J-fashion, porque todo o resto das modas, mesmo que girem em torno de uma moda específica - como Dolly kei que era muito centrada na estética da Grimoire, ou Aomoji que possui marcas pontuais muito usadas - vão tomando as ruas e cada um interpreta essa imagem com o que vai achando.
Isso também altera a estética pessoal de cada pessoa e seu jeito particular dentro da moda. Eu imagino que meu estilo não é visto como diferente ou inovador justamente porque eu não uso muito marcas indie, offbrand e handmade, ao contrário do que acontece com as muitas outras fabulosas pessoas famosas por isso!
Qual a sua relação com offbrand, e como isso afeta seu estilo pessoal?
Responsáveis pelo Layout
Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.