Duolingo e línguas, minha paixão

I'm Carolina! Nice to meet you <3
Eu sou apaixonada por idiomas, um dos meus sonhos é ser poligliota.
Eu fiquei inspirada por este post da Tai, Learning Languages, e resolvi fazer uma pequena história de cada língua que eu aprendi - talvez seja um pouco pessoal, pois elas estão intimamente ligadas com a história da minha vida.
Começando pelo inglês: eu tive o inglês na escolinha desde o pré, com palavras básicas, como as cores. Só não fiz o idioma na primeira série, na segunda série já voltei a estudar. Então, poucos meses antes de terminar a segunda série, eu me mudei para os Estados Unidos. Meus pais são professores universitários, resolveram morar em Columbia por aproximadamente 2 anos para fazer o pós-doutorado. Eles já tinha feito doutorado nessa mesma universidade (e minha mãe voltou grávida, adivinha de quem. Dica: Columbia é a capital da South Carolina).
Quando morei lá, aprendi o inglês numa velocidade vertiginosa. Entrei no Honor Roll, era uma série adiantada, e tinha notas altíssimas nas disciplinas da língua, como Gramática e Soletração. Também ganhei muitos livros no sistema de recompensas da escola - cada livro que você lia, fazia um teste para mostrar se leu e entendeu bem. Com esses testes você acumulava pontos, e você trocava esses pontos por mais livros no final do ano. Era um ciclo virtuoso que só melhorava meu inglês. Saudades que quando eu era uma pequena gênia ; _ ;
Eu sou muito grata por ter tido essa oportunidade, que me fez bilíngue muito nova, aproveitando justamente a época de maior facilidade de absorção de novos idiomas (7 a 9 anos).


Com isso, quando fiquei mais velha, não precisei fazer curso de inglês. Eu fiz por 6 meses para a preparação do FCE, e só. Então decidi fazer a língua que é a minha paixão: o japonês. Eu comecei por volta dos 14 anos, naquela fase bem weaboo de Naruto e animes e etc. Primeiro, eu comecei a estudar sozinha, treinando os kana, vocabulário, partículas e frases simples, usando principalmente um fórum chamado Otaku Project. Apesar do nome, ele é excelente pra iniciantes, as pessoas são dedicadas e os recursos são incríveis (vou fazer um post só sobre aprender japonês sozinho um dia, ou como complementar os estudos com materiais online).
Depois, resolvi me matricular no curso oferecido pela minha universidade. Eu ia muito bem no começo, especialmente por ter visto uma base boa sozinha, e porque tinha aquela loucura da adolescência, além do tempo que nós temos no Ensino Médio. Mas claro que nada disso seria conquistado sem a minha excelente professora daquela época, a Kiyomi-sensei. Ela me indicou para um intercâmbio de 3 semanas pro Japão, feito pela organização cultural japonesa da minha cidade, o ACEMA - e essa viagem me motivou a me formar na língua. Hoje estou cursando o penúltimo semestre de 5 anos. Eu não tenho um nível muito bom porque desde que entrei na faculdade não pude me dedicar como desejo, mas espero conseguir passar no N2 do JLPT este ano.


ASSISTAM AO VÍDEO. Aliás, se você assistir um vídeo do TED por semana, eu garanto que boa parte da fé na humanidade que algumas pessoas perderam vai ser recuperada.
O vídeo é de alguns meses atrás: o projeto que ele citou, já aconteceu. O Duolingo é um site para aprender línguas simplesmente genial, totalmente gratuito, e simples de usar. Ele também acompanha um aplicativo tanto pra Android quanto para iOS, para quem quiser estudar on the go.


O site oferece um login simples, e tudo é bem gameficado e quebrado em várias partes. A intenção é você poder se dedicar pouco tempo, mas tentar treinar um pouquinho todos os dias. Você escolhe o seu ritmo, pode tomar atalhos, ou fazer um teste de classificação pra cada curso.
Não tem muitas opções para português (só inglês e espanhol) mas se você tem um conhecimento suficiente de inglês, pode treiná-lo em conjunto com outra língua no site em inglês, que oferece os cursos de Espanhol, Francês, Italiano e Alemão. Você pode treinar o inglês nessa conta mesmo, fazendo o curso de Português - ou então, fazer uma conta separada para o estudo de inglês.
Eu também sou chadias por lá, se quiserem me adicionar! E estou aprendendo italiano :)

Io sono Carolina, piacere!
(É, é no Vaticano, oficialmente, e não na Itália, mas eu queria uma foto com a minha mãe.
E pfvr OLHA AQUELE BOY MAGIA ALI AT'RÁS)
Essa língua também tem uma história. Já visitei a Itália em duas ocasiões - uma, quando fizemos o "mochilão" na Europa com meus pais, quando ainda morávamos nos EUA. Só visitamos, de cidades maiorzinhas, Gênova, que é onde uma das minhas bisavós nasceu. Foi muito bonito. É a cidade da Julieta!
Depois, minha mãe voltou para a Itália para estudar um novo pós-doutorado. Ficou três meses lá, sendo que o último, nós passamos com ela. Foi bem incrível - ficamos fixados em Siena, e viajamos por um punhado de cidadezinhas da Toscana (como Montepulciano, onde filmaram Eclipse), além de Roma e Veneza. Visitamos também a cidade de um dos meus bisavôs, Padova/Pádua (do Santo Antônio - aquele mesmo, que você reza pra casar). Eu me senti verdadeiramente em casa, foi um experiência incrível poder entrar em contato com as nossas raízes, e perceber como a cultura deles nos influenciou. Inclusive a língua - a falta de plurais, algumas palavras que a minha vó dizia e como ela as pronunciava. Bolsa, em italiano, é boRsa mesmo, por exemplo. Acho que o mais interessante que eu descobri, é que aqui no norrrrte do Paraná dizemos que temos a terra roxa - que na verdade é uma errata de terra rossa, vermelha, e não roxa. A terra aqui é bem avermelhada!

Minha próxima meta é chinês, acho que nunca vou conseguir dominar por completo, mas é um desafio motivador.
Questo è tutto. Arrivederci!

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

3 comentários:

  1. Eu também sonho em me tornar poliglota! Mas acho que nem bilíngue sou, tenho uma boa compreensão de Inglês mas não sou tão boa pra falar, haha.

    Achei legal você contar a sua história com idiomas, não sabia que você era tão viajada xD

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post! Ele me lembrou o quanto amo idiomas e tbm quanto ando negligenciando meus estudos!!
    Obrigada pela indicação do duolingo! :*

    ResponderExcluir
  3. Essa é a eterna dificuldade de aprender línguas D: como você só aprende a falar... falando, você precisa treinar muito e isso é difícil de conseguir! Eu mesma estudo japonês há 5 anos, e mal consigo me comunicar.


    Obrigada!! hahaha essa palavra é engraçada xD

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)