Dicas de Chá: Casual Lolita (aviso: muitas imagens)

Fonte
Para inaugurar a sessão "Dicas de Chá", temos uma pergunta anônima enviada para o meu formspring:

"Oi ~Eu acompanho seu blog e estou me preparando pra ser uma lolita<3 Resolvi optar o Casual Lolita como 1°, por ser mais usual e simples. Gostaria de pedir algumas dicas, ou até mesmo um post explicando como não fugir do Lolita em um outfit casual. beijos"
Anônima(o)
Também recebi algumas perguntas do tipo no email e nas MP's, sempre centrada no tema "Casual Lolita".  Resolvi fazer, então, um masterpost que respondesse a todas as dúvidas.
Primeiro, boa sorte para se tornar uma lolita!

Mande também a sua pergunta no meu formspring para ter um post só para você no Dias de Chá!
Disclaimer: É importante notar que todas as coisas abaixo são só minha opinião: lolita não é matemática, as opiniões variam sempre dentro da moda.


Introdução

Casual Lolita é a versão rotineira das lolitas. Mais simples, mas não menos interessante, se adapta à grande maioria dos subestilos com facilidade. É o que uma lolita que se devotou a usar o estilo todo dia vai provavelmente usar com mais frequência.


Imagens de Sweet Casual lolita são fáceis de achar, mas aqui temos alguns subestilos
que também podem ser usados, Punk, Gothic e Classic.
Fontes (esq. para a dir.): Design in GeneralLolitaFashion.org e Melche Shutilforc
Alguns subestilos raramente vêem esse jeito mais relaxado de coordenar sendo usado por exigirem muita atenção com acessórios e estilização.
Casual Ero lolita, casual wa-lolita, casual Pirate Lolita... Você não encontrará exemplos desses subestilos porque eles exigem uma atenção aos detalhes ou outras características que os tornam impráticas para a realização de tarefas diárias, além de um quê espalhafatoso e teatral demais para o dia-a-dia.
Fora esses casos, casual é bastante flexível. Uma coisa importante que deve ser mantida em mente é que Casual Lolita possui a palavra "Lolita" no nome - ou seja, casual não deixa de ser lolita só porque é mais "light". Por isso, manter a silhueta do estilo e as características principais, como pele coberta, é fundamental.

Por esses motivos, você vai precisar escolher com um subestilo antes. Eu recomendo iniciar ou por classic, gothic ou sweet, que são os mais importantes (punk seria incluído, mas é um pouco difícil de iniciar).
Vou dar as dicas de foma geral.



Dissecando um outfit casual

Acessórios de cabelo e penteados


Exemplos de cabelo liso só com tiara (1,4), chapéis (2,5) e perucas (3, 6).
Fontes: 1 e 4, Lolitafashion.org; outros, Hello Lace
São simples, e fáceis e rápidos de arrumar e colocar. Geralmente é utilizado apenas um acessório.
Alguns acessórios comuns:
  • boinas;
  • chapéis;
  • dois laços pequenos;
  • tiara com um laço pequeno;
Os cabelos podem ou não ter penteados, mas sempre devem estar bem cuidados. Alguns penteados comuns incluem as tradicionais maria-chiquinhas (de qualquer altura e não necessariamente com todo o cabelo), rabo de cavalo lateral, tranças e double loops (ilustrado acima na foto com chapéu vermelho). Uma outra opção são os cabelos soltos, sejam lisos, enrolados ou cacheados nas pontas.
Parece contraditório, mas muitas usam perucas por ser mais prático que arrumar o próprio cabelo - afinal, é só colocar a peruca e pronto: penteado instantâneo.

Para não fugir de lolita: evite cabelo mal cuidado, assim como não usar nenhum acessório ou não usar acessórios inapropriados (exemplo: bicos de pato e piranhas grandes).

Tops

Cutsews para Gothic, Sweet, e Classical.
Cutsews são a peça-chave de casual. O importante é elas serem confortáveis, sendo de malha ou de lã, e mesmo de malha, caibam na estética lolita.
Blouses são vistas, mas com muito menos frequência.

Para não fugir de lolita: não pegue uma camiseta qualquer. Certifique-se que ela cabe no estilo tanto no jeito que ela fica em você, quanto se ela tem algum detalhe "lolitoso" (renda macia, botões elegantes, bordado/estampa dentro do estilo).

Anágua

Duas quantidades de poof diferentes.
Fonte: Hello Lace
Apesar de Casual permitir o uso do mínimo de poof possível, ele deve estar presente. E, na verdade, ele não impede o uso de anáguas normais. É uma escolha pessoal, mas obviamente a maioria opta por um fofo mais discreto que não atrapalhe seus afazeres. 

Para não fugir de lolita: não fique com zero volume na saia. Mesmo uma anágua mais velha ajuda a manter a silhueta do estilo de um jeito discreto, ou então saias leves com um pouco de armação embutida.


Meias (ou a falta delas)

Muitas vezes meia-calças simples são usadas.
Fonte - tumblr
O fato de um outfit ser Casual fornece a liberdade de até mesmo sair com os pés só com o sapato, assim como usar meias fofas sem ter renda em cima (regra para as meias soquetes normais em lolita). 
Porém, assim como as anáguas, isso não impede o uso de meias, meia-calças e etc. Novamente, é simples e puramente questão de gosto. Meias que não são 3/4 ou 5/8 são mais usadas porque são menos chamativas.

Para não fugir de lolita: valem as mesmas regras para lolita. Prefira meia-calças opacas, evite meias com padrões coloridos demais, etc.

Sapatos

Exemplo do uso de saltinhos offbrand.
Fonte: Hello Lace
Acho que a escolha da maioria seriam sapatos, sandálias e botas lolita com salto baixo (ou então com plataformas - muitas se sentem melhor com sapatos a la RHS do que com Tea Party Shoes). Saltinhos offbrand pequenos sem detalhes, encontrados em lojas, quase que instantaneamente deixam o seu outfit com jeito de casual: também são boas escolhas! (exemplo 1 e exemplo 2).
Também são muito usadas engineer boots e Doc Martens, por serem confortáveis e darem um toque inusitado no outfit.

Exemplo do que NÃO usar! Foto (c) BTSSB
São poucas as exceções de casual, mas sapatos exagerados, com saltos finos ou desconfortáveis, em geral, fogem do jeito mais relaxado e confortável do outfit.

Para não fugir de lolita: o mais importante a ser notado aqui é: não use um tênis qualquer, e evite tênis em geral, de preferência. São itens difíceis de coordenar, mesmo em casual. Ah, e por favor, sapatilhas também não! (lembrando que sapatilha é diferente de sapato sem salto). Mantenha seus sapatos característicos de lolita, mas confortáveis.


Bolsas
Uma coelhinha com sua bolsa fofa <3 (fonte)

Eu diria que as típicas de casual seriam as tote bags: são fáceis de carregar e tudo cabe nelas (e o melhor, são baratas: é fácil arranjar uma da sua brand favorita numa cor que você use sempre). Outra opção são bolsas quadradas/retangulares, especialmente boas para levar cadernos e documentos.
Já bolsas pequenas a tiracolo são excelentes para quando tudo que você precisa é um pouco de dinheiro, seu celular e gloss.

Bolsas de pelúcia, sejam ou não de formato de bichos, também dão uma impressão despojada (e infantil, no caso de Usakumyas ou qualquer coelinho com zíper nas costas), porém podem não ser muito práticas. No caso das de formato de bichinhos, cabem poucas coisas. E pelúcia é algo que se suja facilmente, porém não é tão simples de limpar.
O ideal é usar uma bolsa que atenda às suas necessidades - inclusive mochilas também podem fazer aparições neste estilo - seja qual for o formato dela. Para algumas uma bolsa enorme é necessária 100% do tempo, outras prefeririam que mais saias lolita tivessem bolsos, porque seriam tudo o que elas precisam.


OP's, JSK's e Saias

OP's são outfits completos por si só: logo, é difícil usar um OP e ser caracterizado como Casual, porque mesmo que você economize no resto ele simplesmente será um outfit normal. Por isso, vou focar bastante neles.
E não se esqueça que "pecar pelo excesso" não é ruim - OP's são uma boa opção para quem gosta de usar lolita no calor ou no dia-a-dias mas não gosta do jeito de Casual!
O corte e o tecido do vestido são bem mais levados em conta. Algumas características são:
  • cintura imperial, ou mais baixa ou menos definida que o normal;
  • saia em camadas (tiered);
  • tecido liso e meio "cutsew";
  • ausência de detalhes;
  • falta de renda na barra;
  • mais curtos que o normal.
Da esquerda para a direita: Atelier Boz, Moi Meme Moitié x2.

Em Gothic, principalmente se você é mais ligada à estética da marca Moi-meme-moitié, a parte de ausência de detalhes tem que ser levada MUITO a sério, já que os corte são bastante simples comparados às outras marcas. Já um gothic mais rebuscado como a da Atelier Boz depende de detalhes como a cintura mais baixa.

Todas as imagens (c) Innocent World
Em Classsic, a Innocent World seria a que melhor representa um estilo mais despojado.

Fileira de cima (c)  BTSSB ; Fileira de baixo (c) Angelic Pretty
Em Sweet, Baby e Angelic Pretty tem jeitos diferentes de casual: Baby tem cutsew OP's e Angelic Pretty mexe com o bodice A Angelic Pretty também tem modelos de vestidos cutsew, mas geralmente não possuem nenhuma marcação da cintura.  

Todas (c) Angelic Pretty
Quanto à JSK's alguns modelos por si só são adequados (aqueles com características similares às dos OP's mencionados acima). Mas há uma liberdade maior de escolha devido à falta de blouse caracterizar casual. Contanto que você não use uma coisa super exagerada, como sei lá, o Star Night Theater sem alças em azul, vai ficar bem.

Existem também as salopettes, que são também "casual automático". Por mais que você use uma blouse com uma salopette, o corte da mesma vai caracterizá-la em casual.
Com saias acho que não há nehuma restrição.


Opções de outfits


Cutsew + saia

Botas baixas, cabelo solto, e bolsa fofa!
Fonte - Tumblr
Bom exemplo para quem quer um ar OTT mas mais casual.
Fonte: Hellolace
Uso de saltinhos offbrand.
Fonte: Lolita Fashion Org
Sweet com um toque punk.
Fonte: Hello Lace
Seria a combinação clássica de Casual Lolita. Preste atenção se a sua cutsew fica melhor por cima da saia (que é o comum) ou não: vai depender do modelo e também do formato do seu corpo.

JSK (+ bolero/cardigan)

Exemplo de blouse, uso de chapéu, e sandálias.
Imagino que ficaria muito bem mesmo sem a blouse ^^
Fonte: Hello Lace
Corte simples e sem renda da JSK (fonte na imagem). 
Fonte: Hello Lace
Herajika
Justamente por ser casual, uma JSK com modelagem adequada pode ser usada sem nada por baixo e até sem nada por cima.

Salopette + cutsew

Fonte: Hello Lace
Fonte: Hello Lace
Fonte: Hello Lace
É importante sempre usar uma cutsew por baixo ou um cardigan por cima, e com meias 5/8 ou meias-calças. Os outfits acima beiram o não-lolita, na realidade...
Observação: recomendada só para quem tiver 1,60m ou menos (no caso de compradas de brand), pois se ficarem muito curtas, perdem a característica modesta de lolita - e salopettes são extremamente curtas.



Outros pontos importantes

  • Casual não é lolita mal combinada nem mal cuidada e muito menos desleixada.
  • Casual Lolita não é o mesmo que muitos coords que vemos por aí. Como disse a sábia Rika neste post, " começando pela base: camisa branca, saia preta, anágua e calçado. não, isso não é um outift "casual", é apenas um outift monótono. dá para identificar que é lolita, mas, repetindo, é sua BASE". Ou seja: casual não é sem sal. Se vai usar um outfit simples assim complemente ele, use algo fora do esperado, sejam meias, chapéis, corsets, cardigan/bolero, sapatos diferentes, acessórios chamativos, o que for. Não seja uma lolita sem graça! ;)
  • Inspire-se em outros estilos e épocas! Alguns exemplos abaixo:

Exemplo de inspiração nos anos 50 e uso de saltinhos offbrand.
Fonte - tumblr. 
Outfit com inspiração do Fairy kei
Fonte: Hello Lace
Inspiração Otome-kei (marca Emily Temple Cute).
Fonte: Hello Lace
Inspiração "Punk Cute"/Kera/a la mode
Fonte: Hello Lace
  • Para manter o outfit com um tom casual, o importante é balancear o outfit. Se usa uma bolsa mais exagerada, use roupas mais simples, por exemplo.
Herajika mostrando como se usa tênis em lolita: balanceou
com todo o resto do coord bastante "tradicional" por ser um item polêmico


 Leia mais:
http://reinodemorango.blogspot.com/2011/03/guia-rapido-para-casual-lolita.html
http://reinodemorango.blogspot.com/2010/08/se-vestindo-para-o-dia-dia.html

http://reinodemorango.blogspot.com/2011/03/lolita-24h-por-dia-7-dias-por-semana.html


Uau, agora de repente percebi que já tenho quase 160 seguidores e mais de 20100 visualizações. Vocês nem me deram tempo para preparar nada ; _ ; Eu amo vocês ♥
Quero ver se faço um giveaway legal ainda esse semestre! Tem algo que gostariam de ganhar?

Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

27 comentários:

  1. Nossa!!Que super guia!

    Adorei, sério mesmo.Eu gosto de casuais, até porque sou iniciante, e algo menos chamativo é melhor pra quando estou sozinha e tals..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou maior do que eu pensava HUASHUSA

      Casual é muito... simpático <3 Acho que seria a palavra ideal. Ele é tão confortável e fofinho!

      Excluir
  2. o grande "x" da questão em algumas das imagens colocadas é confundir "casual lolita" com "cute-kei" (até mesmo no post da ichigo, vendo agora). não é a mesma coisa, e as vezes só se consegue diferenciar pela anágua. e look sem anágua não é LOLITA, nem casual LOLITA, nem LOLITA nenhuma.
    pelo menos é assim que vejo, senão complica mto a vida. D:
    e obrigada pela citação, nem preciso dizer que concordo, né? <333

    p.s.: que sapato é esse? IUAHAUYSGAUYSGAIYAIUHAOIJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me confundia muito com cute-kei (e demorei ÉONS para saber que cute-kei = otome-kei - ficava confundindo cute-kei com movimento kawaii lol).

      Pelo o que eu entendi, é mais ou menos assim: cute-kei é abrangente, e alguns looks, se você adicionasse uma anágua, dá para classificar como casual lolita. O contrário também é válido. Assim, dizer que casual lolita = otome-kei é incorreto, mas há um certo overlapping.
      Estou certa? >_<
      Meu conhecimento de J-fashion é bastante limitado fora de lolita, prefiro não escrever sobre eles inclusive porque prefiro não falar bobagem.

      Aliás, se você pudesse fazer um post sobre o assunto, eu agradeceria e colocaria um link aqui XD
      (*cara de pau*)

      Excluir
    2. http://media.tumblr.com/tumblr_lyfui7Ej5A1r1lf1p.png

      Excluir
  3. omg que post enorme D:
    nem consegui ler ele certinho
    li até certo ponto, depois meio que li por cima

    mas com certeza, é um post muito bom, muito bem explicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHAHUSHUSAUH pois é, ficou gigantesco!

      Obrigada hideki *-*

      Excluir
  4. Que post sensacional! Demais Chadias! Realmente pra quem quer começar e ainda não tem a tal coragem pra usar um full outfit na rua, ou porque tem que convencer os pais a deixar usar, ou ainda só para o dia-a-dia o casual é a melhor opção. Eu acho que é um jeito de você poder fazer mais misturas sem o "perigo" de ser um full. O outfit da guria com cutsew da MILK sempre será meu ideal de causal ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casual é muito legal <3
      Tem pessoas que meio que desprezam Casual, mas na minha opinião é uma opção totalmente válida para todos as ocasiões citadas 8D
      Acho que essa foto é uma das minhas favoritas!

      Excluir
  5. Nossa, adorei. Casual é um os estilos que eu mais procuro saber, justamente por ser mais ''simples'' e não tanto chamativo. E agora, com suas dicas, fiquei sabendo bem mais. Adorei as dicas, mesmo.
    Agora vou poder balancear mais quando eu criar um outfit casual. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
      Ainda bem que há mais de um post sobre casual ^^ então é mais fácil pesquisar sobre isso.

      Excluir
  6. Concordo com a Rika, é muito, muito fácil confundir 'casual' com cute-kei.

    Só uma correçãozinha, a menina sentada na moto não é a Herajika, e sim a Pixie-Late. ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e é difícil para mim diferenciar porque não entendo de cute-kei e a informação sobre o estilo online é mínima e muitas vezes relacionada com lolita.

      Obrigada mesmo! vou corrigir agora.

      Excluir
  7. Oiii! Ameii o blog ^^
    As dicas são ótimas, Lolita é um dos meus estilos preferidos da moda japonesa! *-*
    O blog é muito fofinho n_n
    Já estou seguindo, se quiser dar uma olhadinha no meu blog...
    harajukucriativa.blogspot.com
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Eu não preciso nem dizer que é meu favorito né?
      Sou apaixonada pela moda japonesa em geral <3 Gostaria de usar todos, mas não há carteira que aguente né XD

      Dei uma olhada e fiz um comentário, gostei do blog em geral e estou seguindo <3

      Excluir
  8. Já disse que adoro seu blog?
    Fico de stalker, mas sempre ou quase estou lendo.

    Eu prefiro casual, porque da para usar com muito mais facilidade. Sem derreter nas roupas ou atrair tanto olhares estranhos.
    Mas definitivamente, classical e sweet disputam por ser meu favorito rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun, obrigada ; v ; <3
      E quero dizer que adoro seus comentários!

      Eu gosto muito de casual no calor. Convenhamos, cozinhar e derreter é not-roriita U___U uhashusahu
      Tenho o mesmo problema! Classic é elegante, Sweet é fofo... é difícil decidir >_<

      Excluir
  9. Oiie
    gostei muito desse post. Não sigo o estilo lolita,mas admiro muito e possuo alguns itens,aí de vez em quando(sempre) saio inspirada no estilo. Arrumo o cabelo,uso maquiagem e também anáguas,mas preciso de anáguas melhores...
    Uma coisa que eu ja vi em muitos tutoriais é a questão da sapatilha. Realmente,os sapatos lolita são bem mais elegantes do que simples sapatilhas mas no blog Reino de Morango,tem uma foto da Ichigo usando sapatilhas num outfit.Não são bem vindas nem no casual?
    Só uma dúvida mesmo pq ainda não tenho sapatos adequados :(
    beijos e parabéns pelo blog *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Moda japonesa pode não ser prática para o dia-a-dia, mas é mesmo muito linda e não tem problema nenhum usá-la apenas como inspiração.
      Logo, na minha opinião, não há problema nenhum, você usar sapatilha para outfits inspirados em lolita.

      Mas assim como se você ficasse com o cabelo todo bagunçado, mal cuidade e sujo, mesmo se estivesse com uma roupa lolita impecável iria perder todo o "jeito lolita" do outfit, o mesmo acontece com sapatos não adequados.

      Eu não sou a Ichigo e minha opinião pode diferir da dela, mas eu não acho que sapatilha tem lugar em lolita, e inclusive achava que ela pensava o mesmo, parece que eu estava enganada ^^"
      Nenhuma das duas é dona da verdade também xD Algumas pessoas podem achar aceitável, mas eu particularmente não gosto, não usaria e não recomendaria.

      Você pode claro usar, afinal o outfit e a vida é sua! XD Mas sempre que eu vejo eu aponto e recomendo que use outro sapato.
      Se você gosta de classical, sugiro investir num oxford de modelo tradicional por exemplo, não são difíceis de achar ^^

      Espero que tenha respondido a sua pergunta!

      Excluir
  10. Chadias, que post maravilhoso!! Esclarecedor e com imagens de referência lindas! Obrigada por elaborar algo tão útil e digno! Suas contribuições para gosta do estilo são as maiores possíveis. É ótimo saber de gente que se disponibiliza a difundir conteúdo de qualidade e informações confiáveis!

    E, caramba: que coisa mais fofa a mistura de punk com sweet!! Vou considerar isso com mais carinho (não curto sweet taaaaanto assim, mas meu coração acelerou as ver as fotos!! xDDD).

    Mais uma vez, obrigada e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que elogio maravilhoso e grande ; _ ; obrigada obrigada obrigada!!!

      Se eu disser que achei a sua cara você acredita? Quando fui por a imagem pensei "nossa, me lembrou o coord da Sayaka, porque ela é fofinha mas curte punk" x)

      Muito obrigada você, sua linda ; v ; <3

      Excluir
    2. Huhauhaua!! Que isso, você merece os elogios!! ^^

      Óun, jura que lembrou de mim?! *-* O fato é que eu amei meeesmo esse punk com sweet! <3 Adoro poder descobrir essas "novas" possibilidades em lolita! Nunca me canso de aprender sobre formas diferentes de coordenar dentro do estilo!! xD Eu que agradeço pela oportunidade de conhecer coisas novas com seus posts!! :3

      Excluir
    3. Sim! Você é a mais linda contradição ambulante.
      Carinha fofa de sweet, maneiras requintadas de classic e curte punk lolita <3

      Excluir
  11. Seus guias, como sempre, salvando vidas!
    Adorei! Espero colocá-lo em prática em breve!

    Kisses <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigadão *-*
      Espero que te ajude bastante!

      Abraços <3

      Excluir
  12. Lendo esse post me deu vontade de usar casual lolita todo dia *-*

    ResponderExcluir
  13. Ainda tenho dúvidas sobre salopettes...

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)