Terça Tecnolocute: Disqus e alternativas à sessão de comentários padrão


Cerca de 5 pessoas já vieram reclamar ou expressar dificuldades com o uso da nova plataforma de comentários do blog, então eu vou falar aqui um pouco sobre o Disqus e sobre outras alternativas, além de citar alguns defeitos da plataforma padrão do blogger.


Primeiramente, porque os comentários do Blogger são ruins, a ponto de eu querer parar eles?
Vou começar com uma certa crítica à plataforma Blogger em geral: o Google obviamente deixa ela como um projeto secundário, bem largado. Não há muito investimento pra fazê-la ser de qualidade, nem um pouco do que é pensado para os outros projetos do Google.
Para quem não sabe, eu sou estudante de Ciência da Computação, estou no quarto ano. Eu fiz uma matéria uns 2 anos atrás que se chamava IHC, Interação Humano-Computador. Foi só um semestre, um pouco básico, porque é uma área complexa e grande. Mas eu consegui aprender uma coisa básica, que foi bem destacada: você não pode fazer uma ação de exclusão/modificação permanente, sem ter a confirmação explícita do usuário. E os comentários do Blogger não seguem isso. É um erro muito grave.
É por isso que aparecem as caixinhas e coisas similares toda vez que você tenta apagar algo do computador, sair sem fechar, e etc. É um princípio norteador do computador: o usuário vai fazer cagada, você tem que limpar a bunda pra ele.
Você pode, com um apenas um clique:

  1. Excluir um comentário;
  2. Marcar como "spam" (e detalhe, ele automaticamente exclui, ao invés de poder marcar como spam e desmarcar, tipo toggle on/off);
  3. Remover o conteúdo do comentário;
Isso é agravado pelo fato de eu usar muito o meu celular, e o aplicativo do Blogger ser bem ruim (por outros motivos que cito em outro post senão vou falar aqui por éons) - eu apaguei vários comentários sem querer, por estar usando touchscreen no site. 
Obviamente eu fiquei muito brava, de saco cheio com a situação, e fui buscar uma alternativa.


Juliana Lopes e Nereida Rede, digam "MÃE TÔ NO PRINT" AUSDAHSAUDHS
Eu escolhi instalar o Disqus para "terceirizar" a manutenção dos comentários do blog por alguns motivos:

  1. É o mais usado, dentre todas as plataformas (Blogger, Tumblr, Wordpress);
  2. Por causa do motivo 1, imaginei que fosse mais fácil se adaptar e usar porque a chance de umx leitorx do blog já ter visto e ter conta era maior;
  3. Não tem remoção-por-um-clique, e defeito que eu citei acima (você precisa selecionar um menu drop down no canto superior direito do comentário e depois clicar para excluir. Podia ter uma confirmação só pra garantir, mas como eu raramento excluo comentários nem uso qualquer das funções do menu, para mim está bom já - as funções mais comuns como editar e responder estão facilmente acessíveis embaixo)
  4.  Manda email toda vez que eu recebo comentários, sem excessões (no Blogger, eu recebo aleatoriamente)
  5. Eu posso ler os comentários ainda através do site do Blogger, mas se eu excluir sem querer, não vai afetar o Disqus, nem sumir do blog. Isso ocorre apenas se eu excluir no Disqus.
  6. Existe um sistema de "likes" e "dislikes" nos comentários (as setinhas abaixo do comentário). Isso me ajuda a mostrar que eu li os comentários, mesmo que não tenha respondido, e também em discussões maiores, os comentários mais bem-feitos (ou pelo menos com quem mais gente que concorde), sobem para cima :)
  7.  As respostas são em cadeia, dá para ver para quem a pessoa respondeu claramente, mesmo que haja mais respostas (no Blogger, na re-resposta já param de se encadear)
  8. Você pode compartilhar os comentários!
  9. Ele adiciona uma opção de compartilhamento do post automaticamente, assim como um "curtir" (favoritar? Enfim, me dêem estrelinhas quando não estiverem a fim de comentar *_*)
  10. Você pode acompanhar as discussões e quem te respondeu clicando no balãozinho.
  11. Você não precisa estar logado pelo Blogger para comentar
  12. As imagens são embutidas nos comentários, mesmo que por link!
  13. Bem mais mobile-friendly.
Enfim, existem desvantagens? Claro. Agora não necessariamente eu vou conseguir ver o seu blog só de clicar no seu perfil, como faço atualmente, portanto façam como o exemplo acima e deixem seus links no final do seu comentário!
Além disso, algumas pessoas estão com dificuldade de usar o novo sistema, já que na primeira vez ele exige um cadastro no Disqus.
Mas eu estou muito feliz por ter adotado esse sistema e espero que ele se espalhe. Se tiver alguma demanda, eu faço um tutorialzinho, como o que eu vou fazer agora, só que para instalar no blog e mover todos os seus comentários anteriores para o Disqus.

Mas você pode ler tudo aqui!
Esse é o site oficial do Disqus, que tem tudo explicadinho.

Como começar a usar o Disqus

Primeiramente, vá até ali embaixo no post. A maneira mais simples de logar, é entrar pelo Facebook, Twitter ou Google depois de clicar na opção Login. Alguns vão até automaticamente, outros, simplesmente aparece a janelinha e pede pra você confirmar ou logar de novo!
Vou fazer o passo-a-passo da opção de criar uma conta Disqus que é mais complicadinha ^^


O Disqus vai supor que você tem uma conta, mas você não tem. Então clique na opção escrita em azul embaixo: "Need an account?".


 Daí você coloca o seu nome ou o apelido que quer usar, um email pra receber as atualizações dos comentários, e escolhe uma senha para a sua conta!


Prontinho! É bem simples. Se você quiser, pode começar a comentar já. Depois de comentar pelo primeira vez, vai aparecer a caixinha da próxima imagem.


Aqui, você pode adicionar uma foto sua, uma descrição curta, sua localização e seu site (se quer que eu possa ver seu blog, recomendo colocá-lo aqui). Nenhum é obrigatório.
Depois de clicar em "Next", vão aparecer algumas pessoas para você seguir, se quiser, eu ficaria muito feliz se me seguisse XD
Então é isso, bem simples, não tem segredo nenhum!


Só pra finalizar, o Disqus não é a única opção de plataforma disponível. Eu já usei outros dois em outros sites:
  •  InstenseDebate - http://intensedebate.com/ (o blog Nosferotika usa ele, gostei bastante também, é mais robusto que o Disqus olhando por cima, só é menos clean)
  • Livefyre - http://web.livefyre.com/ - na verdade eu acho ele até melhor que o Disqus, mas por questão de adaptação e conhecimento sobre a plataforma (ele é meio novo) eu preferi ir com o mais seguro
3rd party comment discuss systems reviewed (HongKiat) - Aqui tem um link com uma explicação comparativa boa da diferença entre eles, mas em inglês.

O que acharam do novo sistema de comentários do blog? Agora pensam em colocar no blog, site, Tumblr ou similares de vocês?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

16 comentários:

  1. Eu respondi seu comentário no meu blog e fiquei sem saber se vc foi notificada :( acho que o Blogger ainda tem um longo caminho a percorrer e muita coisa a melhorar :p

    ResponderExcluir
  2. Poxa, achei legal, mas não dá pra ver o blog da pessoa que tá comentando, nem quando entra com a conta do google é isso?
    Bem, de qualquer forma ainda não tenho muitos comentários pra me preocupar em mudar a plataforma, mas se meu blog ficar meio popular acho que vou colocar um desses, essa postagem foi bem util :3

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da ferramenta to pensando em colocar no meu blog tb! ;D

    ResponderExcluir
  4. Achei a ferramenta interessante. Me lembrou um pouco o sistema do Livejournal <3 Eu ainda gosto muito do sistema deles pra comentários. O legal é a forma como dava pra customizar e tals
    Mas por hora, não colocaria no meu blog, até porque anda meio inativo :C Talvez mais pra frente~
    Ótimo post <3

    ResponderExcluir
  5. O blogger só notifica, ocasionalmente, quando alguém comenta no seu próprio blog - nenhuma das respostas postadas em outros blogs ficam visíveis :(

    ResponderExcluir
  6. Dá para ver, se você adicionar no seu perfil como dito no tutorial, mas a pessoa precisa clicar no seu perfil, e depois ver o site colocado ali ^^
    Acho que quando é pequeno, não existe muita preocupação! Eu sinceramente não recebo MUITOS comentários, mas com frequência suficiente para me irritar com essas coisas pequenas...

    ResponderExcluir
  7. Que 10 Carol :D Se precisar de ajuda, me avise!

    ResponderExcluir
  8. O sistema do Livejournal é muito bom! Você tem razão, eles têm as qualidades em comum.
    É uma pena, mas é que nem eu te falei no meeting, você que é muito exigente hmpf U_U suas fotos ficam lindas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, você saberia me dizer se tem como eu excluir meu comentário feito em algum blog! Só acho a opcao editar. E excluir por completo?

    ResponderExcluir
  10. Está no texto:
    "Não tem remoção-por-um-clique, o defeito que eu citei acima (você precisa selecionar um menu drop down no canto superior direito do comentário e depois clicar para excluir. Podia ter uma confirmação só pra garantir, mas como eu raramento excluo comentários nem uso qualquer das funções do menu, para mim está bom já - as funções mais comuns como editar e responder estão facilmente acessíveis embaixo).

    ResponderExcluir
  11. Uma pergunta, tem como remover "exemplo", tenho o disqus no meu blog, e uma postagem em si o "Chat" no tumblr, fica a baixo da janela o disqus, queria que o disqus fica-se a baixo ou mesmo fosse removido deste post apenas, tem como?

    ResponderExcluir
  12. Eu não sei se vc pode me dar uma luz, mas estou com um probleminha com o meu Disqus, ele é lindo e maravilhoso no meu blog quando acesso pelo pc, mas quando entro pelo celular ele não aparece. Vc sabe pq?? Não acho em lugar algum uma resposta para isso!

    ResponderExcluir
  13. Procurei isso por um tempo, e hoje achei algo que talvez ajude.
    https://help.disqus.com/customer/portal/articles/888340-manually-adding-a-disqus-gadget-to-blogger

    Eu nem sei se você já conseguiu resolver, mas pode ser que você não tenha colocado mobile='yes'.

    ResponderExcluir
  14. Eu não acho que dê pra remover o Disqus apenas de uma postagem, infelizmente :/

    ResponderExcluir
  15. Verifiquei em um site, tem como desativar comentários. Mas remover a ferramenta de uma pagina especifica não é possível.

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)