Frete, qual escolher? - Japão e China

Fonte da imagem: The Black Apple
Apesar de não ser necessário para ser lolita, compras internacionais acabam se tornando frequentes na vida das integrantes deste estilo. Este é um assunto sobre o qual a maioria das pessoas tem conhecimento nulo antes de começar a se vestir assim, pois ainda não é uma prática comum no Brasil. Por isso, muitas e muitas dúvidas surgem na cabeça, desde onde comprar, como comprar até como trazer suas coisas para casa.

O conhecimento sobre qual tipo de frete é melhor para pedir cada coisa é bastante disperso na internet. Tudo o que eu sei sobre isso, eu adquiri ouvindo pessoas mais experientes (geralmente por elas terem shopping service), em diferentes tópicos do fórum. Tentei pesquisar ainda mais para dar informações precisas, mas não posso dizer que garanto que estão corretas. O principal problema é manter essas informações atualizadas.


Considerações gerais
  1. Alfândega: alguns métodos em particular possuem mais ou menos chances de serem pegos. Em geral, tentar manter os pacotes com tamanho de até, no máximo, 2 quilos e meio e com embalagens não chamativas, marcar como presente e declarar valor menor do que $50 são regras a se seguir (quanto maior e mais escandaloso o pacote, mais chance de eles ficarem curiosos e quererem abrir!). Geralmente, aparece algo do tipo "FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS" no rastreio - mas não necessariamente porque ele passa por isso que ele é taxado.
  2. Couriers: couriers são serviços de correios "particulares", também chamados de transportadoras. Eu não sei exatamente o motivo (se é por lei ou só sacanagem mesmo) mas todas as encomendas trazidas por eles são pegas na alfândega, com raríssimas exceções. As mais conhecidas são Fedex e DHL. Evite-as a todo custo!
  3. Exclusividade e preços fixos: muitas lojas japonesas (em especial as de brand) enviam só por EMS, ou então um ou dois tipos de envio diferentes só. Também ocorre, com a Bodyline e a Metamorphose por exemplo, a cobrança de preços fixos para o envio. Saiba usar isso ao seu favor, pedindo junto com amigas no caso de preço fixo, por exemplo.
  4. Rastreamento: indica aonde o seu pacote está em determinado momento. O problema é que, como tudo nesse país, coisas que teoricamente deviam funcionar às vezes não funcionam. Simples assim...
  5. Tempo para chegar: lembrando que esse é o tempo que demora para chegar no Brasil. A partir do momento que o pacote está no país, ele pode demorar indefinidamente na alfândega e no correio nacional.

SEA
Método: por mar.
Preço: o mais barato.
Rastreamento: não tem.

Média de demora: no mínimo 1 mês, no máximo 3 meses;

Notas: existem muitas "histórias de terror" sobre esse método demorar até 6 meses ou 1 ano, e perder os pacotes com facilidade. Particularmente, não posso recomendar!

Airmail (Melhor escolha!)

Método: por avião.
Rastreio: tem, mas nem sempre funciona.

Tempo de demora média:
  • Airmail "Small Packet", cerca de 1-2 meses;
  • Airmail CY, menos de 2 semanas a 1 mês;
  • Airmail JP costuma demorar também de 2 semanas a 1 mês;
Sites para cálculo do frete:

Notas: para pedir no Taobao, escolha o Airmail comum. É aquele cujo rastreamento começa com CP ou algo do tipo. Ele tem a menor chance de cair na alfândega e demora menos que o Airmail comum, apesar de ser um pouco mais caro.
Para pedir do Japão, o Airmail vale a pena porque não demora tanto e é um preço bom.

EMS

Método: por avião.
Rastreio: sim.

Tempo de demora média: 1-2 meses

Notas: EMS não vale mais a pena porque demora tanto quanto o Airmail "Small Packet" e tem mais chances de ser taxado (por rika).

Sites úteis:
http://www.post.japanpost.jp/
http://www.china-post-tracking.com/
http://app3.hongkongpost.com/CGI/mt/enquiry.jsp


Contribua!

Se você tem qualquer informação sobre envios, comente aqui. A minha intenção é deixar este guia o mais completo possível: infelizmente, ainda não tenho conhecimento total (e acho que ninguém nunca terá) sobre esse assunto.
Pode ser qualquer coisa que você ache que deve ser adicionada, e eu editarei o post e colocarei o seu nome como contribuinte, além de um link para um site pessoal. 


Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

13 comentários:

  1. ótimo post as usual!
    só o airmail e o small packet chineses estão trocados. 8D
    até o ano passado apenas EMS vindos da china eram taxados/barrados/levavam tempo de airmail, agora isso é um problema de todos os países, então é melhor nem usar.

    eu poderia ficar falando por séculos sobre isso, mas hoje em dia posso apenas recomendar a utilização de shopping service se quiserem ter menos dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada rika! já está alterado no post.

    ResponderExcluir
  3. Legal o post~
    No que eu mais tenho dúvida é na hora de comprar internacionalmente, mas sem depender de um Shopping Service...
    Por exemplo, eu estava de olho em um OP da Innocent World e o preço dele pra nós ia ficar uns 450 reais e quando fiz o orçamento com um SS, o preço dele subiu para quase mil reais.
    Eu fiquei muito decepcionada, porque não sei se teria coragem de pagar mil reais em um OP e infelizmente a minha brand favorita é a IW, mas entre 450 reais e mil reais eu prefiro os 450 :T
    Aí entra a dúvida, como se faz pra fazer essa compra internacional sozinha?
    Você poderia me dar umas dicas?

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post,pra gente leiga como eu é ótimo, concordo com a Polly, prefiro comprar eu mesma (sou teimosa e mão de vaca xD)

    ResponderExcluir
  5. Umas semanas atrás esse post seria meu bote salva-vidas e eu ergueria uma estátua de bronze em sua homenagem /exageradafeelings kkkkkkkkkkkk

    Mas por hora também esclareceu algumas coisinhas que eu estava com dúvida também e acho que posso erguer uma estátua de mármore ou gesso, muito mais clássico não acha? rs

    Adorei o post!
    Kisses

    ResponderExcluir
  6. @Polly
    Obrigada!
    Comprar pelo exterior sem shopping service nem sempre é possível, infelizmente.
    SS obrigatório inclui:
    - Taobao
    - Sites de leilão japoneses (mbok, Y!auctions Japan e similares)
    - alguns sites de brand (Juliette et Justine, Victorian Maiden, brands menores)
    - alguns sites de segunda mão (NÃO PRECISAM DE SS: Alice + fururun, Closet Child, Fairy Angel)

    De resto, cada site tem seu funcionamento. Em geral, você precisa ter uma conta no paypal. E cada lugar tem um jeito específico de fazer o pedido. Se você for mais específica, eu posso ajudar mais!

    @Ju Lee
    Obrigada fofa! Isso não é ser mão de vaca nem teimosa, imagine!!
    Eu nunca uso shopping service a não ser quando é obrigatório. SS nacional são para pessoas que não têm cartão internacional, não tem um conhecimento bom de inglês e/ou têm alguma insegurança com esse tipo de compra, na minha opinião. Fora esses casos, se você pesquisar e aprender bem como funciona, não há necessidade alguma de usar SS nacional!

    @Kurai
    UHASUHSAHUSAUH Só um abraço está bom, serve? Não preciso de estátua não!
    Fico feliz em ajudar a esclarecer dúvidas; afinal, conhecimento deve ser compartilhado!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Muito bom o resumo, acho que ficou bem claro e agradável de ler! ^^
    MAS devo dizer que os prazos são maiores que os colocados... SEA é normal demorar 3~4 meses. Encomendas normais (AIR ou Smalll Packet), nessa época do ano, estão demorando 60~120 dias (e ainda, as que foram enviadas em agosto/setembro, por causa da greve, estão chegando a 4 meses ou mais!). Claro que nada é regra, já vi encomenda chegando em 15 dias! Mas são exceções...
    Eu sempre evito ao máximo EMS. Na verdade, sempre pego o envio mais barato possível. Acho que frete é algo bem chato para ficar dispendendo dinheiro, e não me importo em esperar.

    ResponderExcluir
  8. Ao contrario da Moe moe acima, eu discordo em várias partes.
    EMS sempre chegou em 5-10 dias pra mim (até janeiro/2011) e sem ser taxado, salvo raras exceções. Ultimamente tem demorado mais e sido taxado, mas talvez seja alguma mudança interna, não pesquisei sobre.
    AIR e Small package AINDA tem chego em casa em 20-40 dias , é bem raro demorar mais, e como eu já disse no fórum (nao sei se vc chegou a olhar ^^) os unicos pacotes que estão com atrasos (de 60+ dias) são os que chegaram antes ou durante a greve, todos os pacotes que chegaram - no brasil - pós greve estão chegando em 2 semanas, mesmo com o "terror" de "fim de ano" (que todo mundo diz que atrasa) eu to recebendo normalmente no prazo citado anteriormente.
    E pra mim airmail CY e airmail JP tem chego em no maximo 3 semanas =)
    poréeeem, talvez porque eu more numa cidade BOA, pacotes que eu envio pro interior costumam atrasar mesmo, mas isso incluso pacote interno - PAC e SEDEX - então acho que o problema são as agencias brasileiras, não a chegada do pacote no brasil e a liberação na alfandega, por exemplo.

    Quanto ao comentário da @Polly, não sei qual SS ela perguntou orçamento, mas talvez o preço subiu por conta do SS brasileiro ter usado um SS japones (pra evitar EMS e enviar por Airmail - pra nao ser taxado) e do frete ser caro. Eu pelo menos mesmo pedindo Airmail JP costumo pagar entre 80-140 reais de frete pra 1-2kg de produtos.

    ResponderExcluir
  9. Os meus chegam relativamente muito rápido (tá bom que eu só pedi 2 vezes, e nem sei por qual que veio, mas Okay...), mas eu e a Carol moramos na mesma cidade e pedimos juntas as coisas, então eu acho que não deveria demorar tanto assim pra chegar o dela tbm né?

    ResponderExcluir
  10. mto bom esse post, saber sobre envios, fretes e talz

    qdo for comprar algo de fora, me basearei um pouco aqui

    arigato Carol o/ ^^

    ResponderExcluir
  11. Chadias, esqueceu de dizer a Polly do Cartão Internacional.
    Porque da para usar o Paypal, sem cartão internacional.

    Comigo, o Tracking do EMS tem vezes que funciona e vezes que não funciona, o que realmente é muito chato.
    Ou está que nem um que a Clobba mandou, desde o dia 10 vindo para o Brasil.
    E quando pergunto aos correios, dizendo que é praticamente impossivel depois de quase um mês estar ainda vindo já que é avião, eles dizem que não podem fazer nada e que está a caminho.
    Definitivamente o problema maior É o correio brasileiro.

    E acho que repitiu aqui: " escolha o Airmail comum [...] e demora menos que o Airmail comum[...]"

    Mas é aquela coisa, tem dias e dias.
    Vezes que chegam rápido como da Aya, e dias que demoram. Vezes que o trackin não aparece e a aencomenda aparece 2 meses depois. Vezes que o correio abre minha encomenda e pega um negocio porque tinha dois.
    São dias e dias.
    O negócio é torcer para não pegar um funcionario de mal intencionado.

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)