A diferença entre offbrand e not-lolita - Parte 2: Blouses e Cutsews


O que faz uma blusa ser lolita?
Primeiramente, mais vocabulário:
Blouse: é a blusa lolita tradicional; assemelham-se às camisas femininas.
Cutsew: mais casual, pode ser feita de materais menos nobres e apresentar estampas. São como se fossem as "camisetas" do estilo.

Blouses

Da esquerda para a direita: as blouses típicas de Sweet (Angelic Pretty), Gothic (Moi Même Moitié) e Classic (
Para blouses, a gola, tradicionalmente, é redonda (peter pan) ou alta, ambas com alguma decoração . Alternativamente, temos os decotes quadrados e redondos, que são bastante elegantes, e muitas vezes acompanhados de alças para amarrar no pescoço (como na figura acim).Vemos também golas marinheiro, perfeitas para Sailor. A gama de variações nessa área praticamente termina por aí nas blouses de brand: porém, o mais importante é que a mesma regra de "sem mostrar demais o colo" permaneça.

Golas pontudas, da esquerda para a direita: AATP, MMM, e Putumayo. Note que as 3 marcas e todas as outras que  vendem blouses de gola pontuda têm como parte do seu público alvo praticantes de estilo masculinos relacionados a lolita, como boystyle e aristocrat.
Gola pontuda, como em camisas normais, não é recomendada, especialmente se ela for "seca", sem renda nem detalhes: isso é visto geralmente em marcas gothic que também atendem ao público masculino, como a Moi Meme Moitié e Alice and the Pirates, e em brands de estética Punk - portanto, em Sweet e Classic, nem pensar (infelizmente isto é visto com frequência).
Algumas marcas Classic colocam essas golas nas blouses, mas (quase) sempre as cobrem com laços de amarrar no pescoço, ou adicionam um pouco de renda elaborada.

Como tudo em lolita, a blouse deve servir bem o seu corpo, sem que fique apertada.
Já as mangas possuem, basicamente, dois formatos e comprimentos: mangas bufantes (ma non troppo) que terminam no cotovelo; e mangas compridas até os pulsos.


Fileira do topo - (c) Victorian Maiden
Fileira de baixo - esquerda (c) Innocent World; a da direita (c) Antique Beast
Na imagem, a primeira fileira mostra algumas propostas diferentes das golas comuns (corte Sailor) e das mangas comuns (mangas "sobrando"). Na última, temos uma blouse na Innocent World com "falsas mangas removíveis" - relativamente comum em classic e usado bastante na era "old-school" - e uma blouse sem mangas, que ainda assim tem um ar bastante lolita devido a todos os outros detalhes.

Fonte - post na Daily da lady_lume - Mary Magdalene
Assim como a blouse sem mangas, blouses com mangas um pouco mais curtas podem ser usadas se tiverem outras características "lolitosas". Outro ponto a se notar é que em classic uma coisa que fica muito bem são blusas vintage, são muito elegantes e dão um toque de exclusividade ao outfit.

A blouse também deve ter algum detalhe em especial para que ela se adapte ao estilo. Alguns exemplos são:
  • babados na gola e/ou na barra;
  • renda de boa qualidade;
  • laço(s);
  • detalhes com passafitas; 
  • pintucks;
  • botões sem desenhos modernos, sendo redondos ou em formatos como rosas, pérolas, corações, etc;
Entre outros.

Blouse com cintura império à esquerda, e de material transparente (chiffon) à direita  ( Ambas as imagens (c) BTSSB )
Por último, duas regras que só podem ser exceções se a blouse for usada sob JSK ou OP: o tecido deve ser plano e preferencialmente fosco, e grosso o suficiente para seu sutiã (que deve ser bege, se for uma blouse branca) não aparecer; e a cintura da blouse deve estar na sua cintura natural.


Cutsews

As cutsews variam muito. Vão de camisetas com uma estampa na frente a blouses menos elaboradas.
Novamente, atenção ao decote! Valem as mesmas orientaçōes feitas para os vestidos.
Devido à grande variedade e adaptabilidade das cutsews, elas são um dos itens mais fáceis de se encontrar. Mesmo assim, a grande maioria das cutsews (offbrand ou não) deixam o outfit com um ar casual, então se esta não é a sua intenção, é melhor evitar.

Punk

Cutsew simples x Cutsew detalhada, ambas para Punk e da marca Putumayo
Cutsews são largamente usadas em Punk (são quase que essenciais). Existem muitos, mas MUITOS modelos, desde hoodies e parkas, até camisetas estampadas. Em Punk tem tantas, mas tantas cutsews diferentes que fica difícil colocar aqui...

Sweet

Cutsews da Angelic Pretty.
Para um Sweet mais casual e à la Angelic Pretty ou Metamorphose, há uma liberdade maior de escolha, tanto nos modelos quanto nas cores.

Cutsews mais simples da Angelic Pretty.
A Angelic pretty possui tanto modelos extremamente rebuscados e cheios de detalhes quanto uma linha extremamente casual e simples, que é composta de parkas e camisetas com alguns detalhes pequenos como estampa ou laços.

Cutsews da Baby, the stars shine bright
Já a proposta doce mais delicada da Baby produziu cutsews com detalhes com bastante uso da renda e de detalhes como mangas removíveis, laço e orelhas de animais (ursos e coelhos).

Cutsews da Baby, the stars shine bright
Mesmo os modelos mais relaxados da Baby possuem alguns detalhes diferenciados.

Classic e Gothic

Todas as imagens (c) Innocent World
Em Classic, são mais incomuns. Acho que um dos poucos modelos aceitáveis são as turtlenecks de manga longa para o inverno, tanto de malha quanto de lã. Mesmo assim, elas sempre possuem algum detalhe como laços, aplicação de rendas, pérolas, botões e coisas desse tipo.


Imagem da esquerda, Innocent World; imagem da direita, Victorian Maiden
Dois pontos de destaque: Innocent World tem parkas Classic, e a Victorian Maiden, cutsews OTT Classic!


Todas as fotos (c) Moi-Même-Moitié
Em gothic, a marca Moi-Même-Moitié tem as interpretações góticas de cada um dos estilos de cutsews citados acima, desde o usa de renda da Baby, até as camisetas com estampa da Angelic Pretty e até mesmo os pullovers com detalhes da Innocent World.

Todas as fotos (c) Moi-Même-Moitié
Também desenvolveu seu estilo próprio: cutsews que parecem blouses simples de malha, podendo ter "mangas em gomos" ou com falsas mangas removíveis e/ou tecidos diferenciados (chiffon, georgette, etc...).



Resumindo:
Coisas que você precisa prestar atenção ao procurar uma blouse offbrand:
  • decote/gola;
  • mangas;
  • tecido;
  • presença de pelo menos alguns dos elementos típicos de lolita;
  • botões;
  • se ela te serve bem;
  • cores/estampas;
  • renda;
Obviamente, isso pode ser difícil de encontrar numa mesma blouse. Por isso, como no outro post, vou mostrar umas dicas sobre "consertar" blouses offbrand.

Coisas que você precisa prestar atenção ao procurar uma cutsew offbrand:

  • decote/gola;
  • tecido;
  • se ela te serve bem;
  • cores/estampas;
É claro que é extremamente mais fácil achar cutsews. A palavra-chave seria customização. 
Aqui vou dar exemplos de cutsews prontas para o uso, que necessitam customização e após a customização.



Exemplos de achados offbrand e como consertá-los

Blouse branca simples



Acho que fica claro que temos 4 problemas com esta blouse: primeiro, como ela serve nos ombros; segundo, as mangas; terceiro, a falta do último botão; quarto, esses detalhes "rasgadinhos" na lateral.


Novamente, sem segredo nenhum, jogamos um cardigan por cima. Eu também adicionei uma joaninha para disfarçar a abertura do último botão. Voilá!
Eu também ia adicionar um laço removível na gola, mas esqueci...

Vestido Xadrez (??)


Essa foto ficou ruim porque estava muito escura e tive que editar >_<
Ok ok, vocês podem ter agora um momento "Wtf chadias, o de vestidos foi o post passado e eu já sei que isso aí não presta pra lolita".
Sim, você está certa. Mas vamos adicionar uma saia com uma anágua...

Essa saia é beeeem casual mas era a que ficava menos pior, já que todas as minhas saias têm cores claras e ficaram horríveis com o xadrez.

Há alguns anos atrás esse tipo de corte era muito comum em vestidos (pelo menos na minha cidade). Foi mais ou menos na melhor época para achar boas blouses offbrand. Como você pode ver, ela tem vários detalhes que a tornam adequada: pintucks, formato da gola, mangas, etc.
Mais uma coisa para abrir os olhos e prestar atenção quando for procurar offbrand!

Hoodie Mint


Achei numa loja de crianças. O principal problema dele são todos esses detalhes em strass, portanto vai ser mais um exemplo de customização ^^



Estes na frente e atrás são fáceis de remover.


Já os dos bolsos e do hoodie, acho que teria que adicionar renda após removê-los porque deixam resíduos.


Também trocaria o detalhe do zíper para algo mais fofinho <3

Hoodie "chamas"





Consigo ver este sendo usado sem nenhuma alteração em punk lolita. Porém, é claro, com uma blouse menos fofinha...


Participação Especial

A Deby (blog e lojinha - por favor dêem uma olhada, as coisas que ela faz são muito especiais) foi muito legal, e me cedeu umas fotos sobre como ela customizou uma cutsew dela!
Ela deu umas dicas além de algumas ideias simples para "lolitificar" a blusinha básica que todos temos no guarda-roupa. As palavras dela estão abaixo das fotos!
Foto (c) Deby
Foto (c) Deby 
"Essa blusinha era uma babylook normal, preta e sem graça ;D Eu não tenho muitas camisas lolita e acho que cutsews são ótimos para casuais ou dias mais quentes. Ganhei ela de presente.
O que eu fiz foi simples: primeiro, costurei uma passanamaria preta bem rente à gola da blusa. Como é de malha, sugiro costurar com ponto de zigue-zague, para não correr o risco da gola perder a elasticidade e você não conseguir mais usar. Depois, costurei à mão algumas pérolas em cima dessa renda. Além disso, fiz dois laços de tricoline pequeno e costurei à mão em cada manga."


Links interessantes

Para ler mais:
Lesson in Lolita 3 - blouses - Reino de Morango (blog da Ichigo)
   - Tem bastante informações sobre os tipos de detalhes geralmente vistos em blouses.
Post sobre tipo de tops usados em lolita - Reino de Morango (blog da Ichigo)
   - Ajuda a compreender a diferença entre Blouse, Cutsew, Camisole e Knit.
Post sobre erros secundários em lolita - Cheap Lolita
  - Pontos bastante importantes para levar em consideração para comprar offbrand.
Post sobre full offbrand - Cheap Lolita
  - Dicas de onde achar blouses

Referências para costumização:
Para referenciar na hora de alterar sua blouse offbrand:
Alice & the Pirates - Blouses - Cutsews & Knits
Angelic Pretty - Blouses - Cutsews & Knits
Baby T. S. S. B. - Blouses - Cutsew & Knit
Innocent World: Blouses - Cutsew & Knit
Juliette et Justine: Blouses
Metamorphose: Blouses - Cutsew & Knit
Moi meme Moitié: Blouses - Cutsew & Knit
Victorian Maiden: Blouses - Cutsew & Knit


Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

11 comentários:

  1. Adorei o post, blusa é um dos meus itens favoritos em lolita (não é a toa que já tenho 13 e ainda tenho algumas na wishlist lol).

    A manga da blusa da IW na 3ª imagem não é removível, só tem elástico mesmo :~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas blusas são as mais lindas Keka *-*
      E pensar que eu tenho... 2? Prefiro cardigans do que blouses!

      Eu sei ^^ tanto é que coloquei como "falsas mangas removíveis", porque elas imitam a separação das mangas removíveis (manga curta + complemento comprido) com esse elástico. Eu não encontrei um nome pra isso então coloquei esse que veio na minha cabeça mesmo xD ficou estranho?

      Excluir
    2. Eu gosto muito de cardigans e boleros, mas como é preciso garimpar (ou economizar pra poder importar) e eu também não encontro tecidos legais pra fazer handmade, fico com meu montão de blusas (apesar de já ter uns 7 cardigans/boleros XD)

      Ah sim, não prestei atenção no falsas XD Eu também não sei se tem algum nome específico, mas gosto muito desse tipo de manga :3

      Excluir
  2. adoooreei. necessáriooo! :D
    eu gosto de camisas offbrand -ohreally?- gosto de rendas transparentes e modelagens diferentes. Pena que não usam sempre :/ tem uma lolita da internacional que usa umas camisas muito vintage. fica lindo! >3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Offbrand bem escolhido ou esse tipo de coisa diferente pode fazer toda a diferença num outfit se for algo inusitado que ficou bom <3
      Principalmente blouses, que é uma coisa que o pessoal não arrisca muito. faz o coord subir um nível!

      Estava procurando essa aí mesmo (que eu não lembro o nome >_<) mas no fim abri um post random com a tag "vintage" que tivesse uma foto que mostrasse bem a blouse e pronto 8D

      Excluir
  3. Adorei esses seus posts sobre lolita offbrand, são bem úteis ^^. Acho que blouses são uma das coisas mais fáceis de se encontrar offbrand.
    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Acho que só perdem para acessórios e coisas como meia-calças. E para Classical, empatam com os sapatos!

      Muito obrigada <3

      Excluir
  4. Nossa, que mágica a parte do vestido que virou blouse!! xDD Ótima ideia! Também achei muito válida a forma como você dispôs o cardigã sobre a primeira: às vezes temos uma camisa legal, mas não totalmente aceitável, e é bom saber que dá para se dar um jeitinho. Iria ficar linda com o laço removível, pena que você esqueceu! ^^

    Enfim, excelente post! E preciso confessar uma ignoranciazinha básica: eu sempre pensei que aquela blouse sailor da VM fosse uma espécie de casaquinho... xDDD Lendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Foi uma epifania xD
      Cardigans são o salva-vidas das lolitas, sem dúvidas.

      Muito obrigada <33
      Acho que pode ser usado dos dois jeitos na verdade XD Achei tão diferente que acabei colocando!

      Excluir
  5. Eu sempre aprendo muito quando dou uma parada para ler seu blog!

    Parabéns!

    Kisses <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! fico muito feliz de ouvir isso!

      Um abraço <3

      Excluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)