A diferença entre offbrand e not-lolita - Introdução

Não é lolita, mas esse tipo de meia é o achado offbrand perfeito!
Fonte da foto - ebay (infelizmente não envia para o Brasil)

A proposta desta série de posts é mostrar, com fotos e informações, exemplos de roupas offbrand que cabem ou não no estilo, com o intuito de orientar os/as newbies no assunto. Este é só um post de introdução, e para mostrar os objetivos dessa série.


Vocabulário Básico


Foto (c) Victorian Maiden
Brand/burando: são as grandes marcas de roupas lolita; todas são originárias do Japão. Têm prestígio pela alta qualidade e tradição.
As principais brands são:
  • Alice and the Pirates/Baby the Stars Shine Bright (marcas irmãs);
  • Angelic Pretty;
  • Innocent World;
  • Juliette et Justine;
  • Mary Magdalene;
  • Moi Même Moitié;
  • Victorian Maiden;
entre outras."Burando" é a pronúncia japonesa da palavra brand.

Fonte da foto
Offbrand: apesar de significar literalmente "sem marca", esse termo acabou adquirindo o sentido de "roupa não feita especialmente para o estilo lolita" (pelo menos, é com esse sentido que ele vai ser utilizado nestes posts).

Logo, roupas da Bodyline, por exemplo, não são consideradas offbrand, mas por não terem a qualidade ou o histórico das brands japonesas, também não são chamadas de brand.

Foto (c) Le Carrousel
Handmade: são roupas feitas por uma costureira/atelier/loja (por encomenda ou não) ou feitas por você mesma, ou por uma amiga/parente.
Também não são offbrand nem brand, porque foram pensadas especialmente para o estilo. Outra coisa que caracteriza essa categoria é que não há uso de fábricas para a produção dos itens; a maior parte é feita por uma só pessoa que costura e/ou faz artesanato.

Foto (c) Dear Celine
Indie brand: loja que faz roupas lolita, mas não é muito conhecida porque não tem o histórico das brands, e/ou não são "registradas", ou seja, são lojas informais. Podem ser ou não japonesas, e fazer ou não réplicas, mas é preciso que tenham pelo menos alguns designs originais para entrar nessa categoria.


O perigo da "Lolita de armário"

Você acabou de encontrar esse estilo mágico e encantador chamado "lolita" na internet. Que mundo lindo e maravilhoso. Você mal pode esperar para entrar nele, certo?
O que você faz? Corre pro seu guarda-roupa e pega uma saia mais compridinha, uma camisa social e voilà! Lolita!

Infelizmente, a chance de isso dar certo é muito pequena. Para o olho destreinado de uma lolita iniciante, alguns itens podem parecer lolita, mas um detalhe ou outro passa despercebido, e o outfit acaba meio... capenga.

Esta série de posts terá um conjunto de linhas guias com esse objetivo: ajudar a "treinar o olho" para não se enganar com coisas que não são nem um pouco lolitáveis (se é que essa palavra existe...).



Os tipos de itens offbrand
  1. Perfeitamente lolitáveis: os mais difíceis de se achar! São aquelas roupas ou acessórios que você pode usar com lolita sem problemas.
  2. Adaptáveis: são aqueles que têm uma característica não adequada, mas que é fácil de esconder ou alterar.
  3. Customizáveis: itens mais básicos com boa estrutura podem se tornarem extraordinários e únicos com a adição de certos detalhes!
  4. Look-alikes: não sei como expressar isso, mas seria equivalente dos "falsos cognatos" na língua inglesa, que tanto confundem os estudantes da mesma... roupas ou acessórios que, apesar de parecerem lolitáveis, seja porque têm a mesma origem de inspiração ou uma característica típica de roupas lolita, mas são inadequados por outros motivos. Evite!
É claro que o mundo de roupas não feitas para lolita não se divide perfeitamente entre essas categorias. É só para abrir os olhos às diferentes possibilidades. Talvez um chapéu de 1,99 que você nem iria perceber pode ser a base perfeita para decorar com flores e pérolas, ou um cardigã com uma flor estranha pode ter esse detalhe removido.

O foco dessa série será diferenciar esses tipos, e não ensinar a customizar/alterar. Para isso vocês podem contar com a querida Mari, do blog Cheap Lolita, ela é craque no assunto!


Duas dicas gerais

A primeira dica para não errar em offbrand (aliás, para não errar em nada) é pesquisa!
Pesquise nos sites das brands acima e salve imagens dos itens. Estude-os e veja os pontos em comum, porque isso ajuda a visualizar se um item é apropriado ou não por comparação. Outras fontes boas são o site Hellolace e a Lolibrary, ambos arquivos virtuais de fotos lolita.

A segunda dica é: roupas devem servir bem. As roupas usadas em lolita (fora a saia, que deve ser volumosa) não devem apertar o seu corpo nem ficarem largas.

Os próximos posts serão sobre dicas específicas de cada tipo de roupa (vestidos e saias, blouses, etc), e depois acessórios.
.

O segundo post já está quase pronto!

Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

6 comentários:

  1. ótima proposta como sempre, chadias! pra vc ver como ainda temos mto o que falar sobre lolita, mas nem todo mundo consegue enxergar esses "gaps" como vc. :~
    acho que uma ótima fórmula pra se fazer um outift original/interessante é juntar tudo isso junto, brand ou indie brand+off-brand+handmade. <3
    e entendi a intenção, mas achei as fotos das meias-calças meio perdidas. XD

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia! Eu uso só handmade e offbrand, então pra mim pelo menos está sendo de grande ajuda^^

    ResponderExcluir
  3. mto otimo post
    bom pras lolitas iniciantes, fazerem um outfit decente, sem erros e não cairem na tentação de fazerem as pressas só pq gostaram da moda lolita ^^

    ResponderExcluir
  4. @rika
    Obrigada rika <3
    Também concordo com você!
    E você tem alguma dica para melhorar a banner? Talvez colocar o texto na própria foto?
    Ou você está falando da foto no meio do post?

    @Ju Lee
    Que bom que você gostou Ju Lee, espero que você curta os outros posts também!

    @hideki
    É exatamente essa a intenção <3 Valeu por sempre passar aqui!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, você ajudando bastante, se alguma das minahs amigas um dia quiserem se juntar a moda lolita o link do seu blog com certeza vai ser um dos primeiros que eu vou passar ^^
    Kisses

    ResponderExcluir
  6. ótimo post, offbrand e handmade são sempre bem vindos pra mim (O BOLSO AGRADECE) mas nem sempre é facil diferenciar oque pode ou não ser usado, por exemplo vejo diversas blouses por aí que acho bastante lolitaveis mas me pego pensando que eu não sei bem diferenciar...:0

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)