O que é ser lolita?

foto de http://siempre-lolita.blogspot.com/

Houve, no fórum, uma certa discussão com uma pessoa que estava tentando mudar o nosso conceito de lolita como um todo. Não é preciso dizer que, pela falta de conhecimento e experiência (e alguns comentários de mal gosto) dela, não foi lhe dada credibilidade, e muitas pessoas reagiram agressivamente. Acabei me engajando numa discussão de certa forma perdida, pois a pessoa com quem eu estava discutindo estava mais preocupada em "vencer" com um argumento final do que genuinamente adquirir conhecimento no assunto.
Por fim, a discussão foi apagada por alguém (eu até gostaria de saber quem e a razão explicitamente).

Porém, há males que vem para o bem! Eu me lembro claramente de um argumento que eu utilizei que acho que seria perfeito para uma postagem do Dia Internacional das Lolitas!
Aliás, parabéns a todas as lolitas! Vocês vão comemorar de alguma forma especial?

É uma discussão ponto-chave (e, de certa forma, pessoal, e polêmica) no estilo: o que é, realmente, ser lolita? Quem decide, e quais são o critérios, se você é lolita ou não?


To have and to be

Não existe um cartãozinho de entrada para o "clube das lolitas"; não há uma entrada formal no grupo. Porém, devemos concordar que os membros de uma comunidade possuem características em comum.

Eu listei, de acordo com a minha visão, três pontos separados, que fazem parte desses "pré-requisitos". Novamente: são a minha opinião. Eu tentei colocar de forma que ficasse mais condizente com as ideias da comunidade possível. São elas:

- Ter lolita
Uma metonímia, claro. Ter lolita é ter as roupas adequadas ao estilo, sendo pelo menos um outfit completo.

- Estar de lolita
Estar de lolita é usar um outfit adequado às orientações (ou seja, ter lolita) coordenado com o bom gosto inerente ao estilo.
É por esse motivo que "cosplay de lolita" não existe; a pessoa que usa essa roupa uma vez para ir à uma convenção de anime... está de lolita para uma convenção de anime. Existe, sim, o termo "cosplay lolita", que é um termo pejorativo e ofensivo para caracterizar itas (iniciantes com outfits que não seguem as normas) que frequentam esses eventos.

- Ser lolita
Ser lolita involve ter lolita e estar de lolita. Não necessariamente usar todo dia; muitas vezes os locais e as condições não permitem, em especial no nosso país tropical. Em geral, as lolitas usam sempre que podem.
Mas também engloba muito mais que isso.
Para ser Lolita, é preciso conhecer a história do estilo. Não precisa ser uma expert, mas saber onde se originou, quais as marcas principais, conhecer algumas personalidades... Assim como se interessar e se atualizar; fazer parte da comunidade e trocar ideias não é essencial, mas acho que como não tem muitas lolitas por aí, você pode se tornar muito solitária. Para quem você vai contar daquela camisa marrom de cetim horrível lançada pela Baby?
Novamente, você não precisa saber todos os nomes das prints lançadas por uma marca, só o que te realmente interessa dentro estilo.

Pelo menos essas partes da subcultura devem ser conhecidas para ser, verdadeiramente, uma lolita.


Humanos são como números complexos

Se você entendeu a piada, ganhou 20 nerdpoints.
Não acredito no uso de frases do tipo "X é mais lolita que Y".

Como foi dito, ser lolita engloba várias coisas distintas. Algumas usam todos os dias, religiosamente, e outras só em eventos. Talvez uma saiba mais sobre o surgimento do estilo, a outra tem coords estonteantes, uma é boa para dar dicas, e a outra sempre anda com os mais lindos penteados.

Como você vai comparar essas características diferentes?
Por isso, ninguém é mais lolita que ninguém. A partir do momento que você é lolita (passando o estágio ita ou não), não existe faixa branca, amarela, etc. Você é lolita.
A experiência e conhecimento podem variar, o que te torna uma lolita iniciante ou experiente, ou algo no meio. Mas a novata é tão lolita quanto a veterana, porque é um estado fixo de ser.


Eu, particularmente, gostei deste post, não é de ajuda, mas mais a expressão do que é ser lolita para mim (no que diz respeito a parte teórica, vou deixar a parte do "como eu me sinto pro loliday em dezembro, hehe).

O que é ser lolita para vocês?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

20 comentários:

  1. "porque é um estado fixo de ser." - Lindo isso.

    Gostei bastante, ser lolita é basicamente isso, mas acho vai de cada um acrescentar algo no "seu jeito de ser lolita", como lolitas que incorporam isso no lifestyle, é o jeito dela de ser lolita.Mas ela continua sendo uma lolita,sem nenhum tipo de nivel.

    (espero que não tenha ficado confuso o meu comentario =/)

    ResponderExcluir
  2. @Ju Lee
    Entendi bem, não se preocupe ^^

    Exato :) Cada uma é cada uma, e adapta lolita ao seu jeito de ser! Isso não faz de ninguém mais ou menos lolita.

    ResponderExcluir
  3. ninguém é mais lolita que ninguém. seja usando burando, handmades, roupas de segunda mão ou réplicas, somos todas lolitas. a moda lolita não se baseia em hierarquias, somos uma irmandade, ninguém é melhor do que ninguém, apenas cada uma é lolita à sua própria maneira. fiquei curiosa sobre essa discussão, achei fragmentos sobre ela no fórum, mas até agora não entendi. me explica cha?

    ResponderExcluir
  4. linda a sua frase <33333333

    ah, tinha uma menina com uns argumentos confusos, dizendo que sweet lolitas tinham que ser fofinhas e as gothic tinham que ser sérias; toda vez que eu contradizia um argumento que ela tinha falado ela dizia que era isso que queria dizer. O primeiro post que ela colocou foi o mais ridículo... não lembro muito de tudo agora, infelizmente. Me desculpe Aikochan > <

    ResponderExcluir
  5. ugh, eu nunca fiz nada no loliday até hj. aiushaoiushas eu sempre esqueço ou tenho outra coisa pra fazer que não encaixa lolita e etc. D:

    então, apesar de ter gente trollando (nem dá pra culpar com o nível de algumas respostas...), raramente aparecem pontas no fórum pra ir pra uma discussão mais à fundo do assunto, então eu até lamentei que tenham apagado todos os posts (pelo que entendi foi a kyra da moderação, pra manter a ordem 8D).
    esse tema pode ser o mais clichê de todos, mas eu acho que a definição que vc deu a ele foi mto... eficiente. mto claro.

    uma coisa que as pessoas tem dificuldade de aceitar (oi, estamos em 2011 já), é que vc pode ser lolita, pode ser gyaru, pode ser gótica, pode usar todos esses estilos ou simplesmente não precisa ter nenhuma nomenclatura. elas só estão aí pra facilitar, NÃO pra complicar. ~_~

    por isso que eu nunca digo que "sou" lolita. só digo isso quando estou usando e fim. porque eu não uso com frequência suficiente, não uso só isso ou agrego lifestyle pra dizer tal coisa. eu não tenho porque me definir/limitar a um estilo. mas os outros podem dizer que eu sou, se quiserem. não vai chegar a ser errado.

    eu até acho que existe "cosplay de lolita", porém quem vê de fora não vai classificar como tal, apenas como "lolita". e é aí que está o problema disso. hj "cosplay" é um nome mto genérico pra "estou fantasiado de", então não sei porque tanta discussão sobre isso. lolita pra certas pessoas é como um personagem do japão com o esteriótipo de comportamento "kawaii". é certo isso? não. mas fazer o que. as pessoas fazem msm a gente não achando certo. alguém que faz lolita pra um único dia de evento não necessariamente vai saber nomes de marcas, de personalidades, da história do estilo, de comunidades. normalmente isso resulta num look horrendo, mas nada impede que fique bom. eu acho que é até saudável existir algum tipo de separação, porque esse tipo de pessoa não costuma ter o "ser" segundo a sua definição.

    portanto tanto no meu caso quanto dos "cosplays" eu acho que tem aí um conflito entre o que a própria pessoa acha que está fazendo e o que os outros acham que ela está fazendo. não acredito que um tenha que ser mais certo que o outro (a não ser no caso das itas). e sinceramente não existe um guru das classificações que fez um manifesto sobre isso. as pessoas e a mídia colocam nomes nas coisas de acordo com a necessidade. não vejo problema em aceitar o "cosplay de lolita", por mais que seja uma coisa que não deveria existir, já que não se trata de copiar um pesonagem e sim da busca de conhecimento próprio.

    ResponderExcluir
  6. Thank you for letting me know you used my photo.

    n_n I think I understood all the article, well done ♥

    Let's keep in touch, now I follow your blog.

    ResponderExcluir
  7. @rika
    Você e suas neverending walls of text <3

    É a primeira vez que eu comemoro, adorei, pra ser sincera. Pra quem precisa de desculpa pra mãe deixar usar lolita é ótimo 8D

    Obrigada por me dizer, você tem que admitir que não gostaria que fosse apagado... eu senti como se tivesse perdido boa parte do meu tempo xD mas eu entendo o motivo, totalmente justo. Só espero que a Kyra não tenho ficado chateada comigo ou algo assim! Eu não queria promover baderna....

    Sim, esse tipo de discussão realmente não acontece no fórum. Por um lado é bom, porque as pessoas não se confundem; porém acho que esse tipo de coisa promove o conhecimento e o melhor entendimento das coisas, e acaba xom aquela coisa de "é assim e pronto" ou "é assim porque x pessoa/marca fez/falou isso".
    A clareza é um ponto crucial nessas horas... Desentendimentos gerados pela falta dela em discussões online levam à descredibilidade do seus argumentos.

    Exatamente. Porque a única função dessas definições e subdivisões é a existência de um molde, um guia para a pessoa se basear, e para manter a consciência de quem faz parte da comunidade no todo. Isso é importante para manter essa noção de sociedade, conjunto; assim o estilo sobrevive e se renova.

    Entendo o que você quer dizer. Grande parte, senão toda, dessa noção é total e completamente pessoal. Se você não se considera "lolita o suficiente" ou não quer se limitar ao se autodenominar uma lolita, a opção de dizer isso é sua.

    Pois é. A minha maior pet-peeve com lolita vs. cosplay é a associação lolita = cosplay = fantasia. Se as pessoas que estivessem de cosplay, sei lá, dissessem que é uma moda japonesa mas que estão de cosplay disso por um dia, tudo bem; mas o problema é quando todos passam a correlacionar lolita a roupa de convenção de anime. Eu tenho esse problema com a minha comunidade otaku local... Ser discriminada por certas pessoas por ser "weaboo" porque usa "cosplay" pra sair na rua é foda. Pelo menos são poucas pessoas...

    Eu admito que a minha opinião é semelhante à sua, na verdade. Porém, eu achei melhor deixar, como foi escrito, "eu tentei colocar de forma que ficasse mais condizente com a opinião da comunidade possível"; sim, é a minha opinião, porém eu penso nessas outras possibilidades. Eu preferi não colocar no post para evitar confusão e possivelmente a impressão de que eu estou confusa ou confundindo as coisas.

    Essa noção de lolita como personagem nunca entrou na minha cabeça, cara õ_o é simplesmente aquela coisa "I just ain't getting it".

    É sempre interessante discutir com você <3

    ResponderExcluir
  8. Então, fui eu mesma que apaguei a dita discussão. O porquê é simples: era completamente senseless deixá-la lá, tanto pelo fato de que tudo o que todas as garotas 'do nosso lado' estavam falando era algo que todas concordam/sabem, quanto pelo fato de que deixar uma treta em um fórum/comunidade/tópico SEMPRE faz com que um troll que um dia chegue lá, mesmo que ANOS depois, ressucite a coisa toda e tudo comece de novo - e tb, alguma novata poderia cair lá, achar que o que a mina disse era certo e seria mais uma novata confusa no mundo xD. E a menina, como vc mesma disse, não tava a fim de ter uma discussão, tava a fim de ganhar uma briga. Engraçado é que, umas semanas antes, a outra menina desse h-sama me mandou uma msg mandando eu apagar o post da Kao por ter falado do blog dela. LOL. Geralmente quando é gente que quer treta mas não é tão random, nem vai pro fórum, se manda pra Treta lolita que é o 'ringue' da coisa. De vez em quando até aparecem uns trolls fail por lá, mas eu vejo antes e apago os posts antes que alguém veja. Sei lá pq, dessa vez eu não recebi notificação por email do post dela e só vi depois do rolo todo - e chego no tópico dando risada por ver fotos minhas randomicamente lá, e pela negads rodando a baiana XD.
    Não tem pq eu ter ficado brava com vc, btw xD Só que eu acho q vc foi muito paciente, minha nossa =o. Meu ânimo pra discutir com troll ficou lá a uns anos atrás, geralmente eu dou um 'fala com a minha mão' e pronto. Gente cabeçuda sempre vai existir, em todo lugar, e infelizmente volta e meia vai brotar um na nossa frente em uma segunda-feira de TPM. XD

    Quanto ao seu post, eu concordo plenamente.

    Confesso que o termo 'ser lolita' me dá crise de urticária, só perdendo pra 'lifestyle'. A quantidade de vezes que eu já ouvi nego me criticando, e a outras garotas tb, pela fuga das regras 'etiqueta-vitoriana-like' que tanta gente acha primordial ao longo dos anos é incrível. Quase uma 'notroriitofobia'. XD

    Eu sou da seguinte opinião: use a moda, não deixe que ela te use. Ficar escrava de um estilo e mudar seu jeito de ser,ou pior, limitar a própria vida para supostamente se 'encaixar' dentro do estilo, deixando de se divertir para só tomar chá, ir a meetings e mais nada para se sentir mais 'true lolita' é uma forma meio doentia de gostar de algo. É quase como achar que a 'condecoração de "Sou uma lolita"' é mais importante do que as roupas em si ou do que sua própria personalidade, e sem dúvida tira o bem-estar de estar vestindo aquilo, por mais que digam que não. E são essas que, em pouco tempo dentro do estilo, fazem aquelas sales vendendo tudo, por não aguentar a pressão que elas mesmas impuseram.

    Como eu sempre digo: O importante é ser você. XD

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Ah, sim: eu só acho uma única coisa correta no termo 'cosplay de lolita': quando vc faz, logicamente, cosplay de uma personagem que é uma lolita. Um cosplay de alguns outfits da Miwako, de ParaKiss [inclusive um vestido dela foi replicado pela Meta ♥], ou de Misato-chan de Nana, seria um cosplay de uma lolita, logo, até aí o termo não seria errado.

    ResponderExcluir
  10. @chadias

    Excelente observação Kyra! <3 não tinha considerado essa possibilidade ^^

    ResponderExcluir
  11. @Kyra
    Obrigada por vir aqui responder <3
    Você provavelmente entende que eu queria algum tipo de satisfação, mesmo que eu entenda perfeitamente e inclusive concorde com o apagar da discussão.
    Eu queria é ter sido avisada pra conseguir gravar minhas respostas em algum lugar, eu gostei de como algumas saíram e queria usar de material xD masok, o grosso das coisas que eu falei eu lembro, isso é o de menos; foi para um bem maior.

    Nunca tinha pensado em mim mesma como uma pessoa paciente; acho que eu sou teimosa mesmo, eu teimo em tentar defender o que é verdade... por um lado é bem bobo.

    Eu entendo o seu lado, é um saco mesmo (toda vez que eu falo, sei lá, "merda" no msn vem alguém e diz "pensei que lolitas não falassem palavrão").

    Também concordo plenamente com você <3
    Eu só tenho receio de que talvez se forme na cabeça de algumas pessoas um conceito prévio de uma lolita (dentro da comunidade mesmo, claro), mas no melhor "zatsroriitafobia", ou seja, que TODA lolita bebe, xinga, fala palavrão, e sei lá, senta no sofá e coça o saco (ou a equivalente), e se não fizer isso é uma OTAKINHA KAWAI DEZU NYA que mudou o seu comportamento só porque usou roupas japonesas.

    E eu sei que você não pensa assim, claro xD só pela última frase. Mas às vezes tenho medo de ser julgada dessa forma pelos outros...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. [metade do q escrevi n foi, wtf XD]
    Cara, isso as pessoas nunca vão achar. Por mais q 99% passe a fazer isso, a imagem do povo de fora vai ser sempre da coisinha fofinha, por causa da 'cara' da roupa. E sempre vão ter meninas fofas nesse meio, assim como terão as mais from hell, pq o estilo está crescendo, e com isso trazendo pessoas de todos os tipos para dentro do mesmo.

    Eu não acho que as pessoas te julgariam por isso. Como disse antes, mais facil julgar quem tem jeito de forma oposta. Mas indiferente de como se é, sempre vai ter alguém pra criticar. Nem precisa ser por esse lado, mas até por coisas mais simples, como sub-estilos, por exemplo - vide as ETERNAS brigas via loli_secret de 'goth lolitas são melhores' 'goth lolitas fedem, sweet lolitas ftw!'. XD

    ResponderExcluir
  14. @Kyra
    Ah, o pessoal de fora não, mas a gente observa que algumas pessoas dentro da própria comunidade tendem a pensar isso.
    É exatamente como você falou: "indiferente de como se é, sempre vai ter alguém pra criticar." Temos que aprender a lidar com isso, ou senão seremos pessoas frustadas.
    Concordo com você :)

    ResponderExcluir
  15. essa sou eu aproveitando o domingo forçado trancada em casa pra comentar e responder coisas antigas. 8D
    compreendo totalmente a função didática das respostas que vc estava dando chadias, faz super sentido!
    eu acho saudável discutir, até porque as coisas mudam com o tempo. muitos sites de referência pra lolita hoje em dia estão desatualizados, os conceitos que antes faziam sentido não fazem mais hoje, e acho que esse era um dos possíveis problemas nos argumentos daquela menina. hoje em dia essas definições estão mais enfatizadas em blogs, que de certa forma são monólogos (raramente as pessoas usam os comentários e dão continuidade pras respostas), então os fórum realmente estão aí pra isso. espero que a gente possa divagar um pouco, mas que da próxima vez isso não seja alimentado por situações como aquela.

    enfiiiiim. eu acho que as pessoas realmente tem mta dificuldade de admitir que "são" várias coisas, que usam vários estilos, que a única coisa que impede de se usar tudo que se quer diariamente são as circusntâncias em que a gente vive. rola uma crise de identidade, sei lá. ahsoiuahsiuahs
    que pra mim é o mesmo problema do "lifestyle": idealização.

    <33

    ResponderExcluir
  16. eu também não diria que sou lolita mesmo que usasse lolita de vez em quando. eu acho que quando alguém diz que é algo é porque é um fato bem importante para ela (por exemplo, sempre que eu falo de mim mesma eu falo que eu faço física, porque como física é uma das coisas que eu mais gosto eu tenho vontade de dizer isso quando me apresento), ou então é porque é relevante no momento (por exemplo, uma menina com um blog lolita pode dizer que é lolita na seção do perfil, simplesmente porque como é um blog lolita essa informação é relevante). eu não diria que sou lolita porque apesar de eu me interessar por lolita, não é algo que eu vestiria sempre que pudesse. de vez em quando, eu quero usar sei lá, otome, ou até calça jeans e camiseta mesmo.
    ah, e eu entendi a piada dos números complexos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Eu adorei seu blog! Da uma olhadinha nesse site ; http://www.lolitafashion.org ^^

    ResponderExcluir
  18. Excelente matéria! E eu ganhei 20 nerdpoints!

    ResponderExcluir
  19. Para a maioria das pessoas, as que não estão inseridas na cultura pop japonesa (não falo otaku porque nem todos são, eu mesma não me considero, pois acho que esse é um termo que deveria ser usado para os mais fanaticos como no Japão, aqui é usado para qualquer um que goste de anime e mangá) Lolita está associado ao um Filme e a um livro, de um homem mais velho que se apaixona por uma menina de doze anos, o nome dela era Dolores e ele apelida ela lolita, o termo surgiu lá, aí um dia algum colonista de moda resolveu usar esse nome (que virou termo) para designar meninas que usam essas roupas de época (que eu acho lindo xD), enfim creio que as pessoas comuns acham que lolita é uma garota jovem sensual, e as pessoas que conhecem a cultura japonesa (mesmo que superficialmente)acham que é uma garota fofa que usa roupas de época que é uma moda e tal, eu gostei mais da sua definição, os outros sites e blogs definem apenas como uma moda, que não importava se você agia como uma lolita ou não, você da vivencia da loli no dia a dia, da roupa e do modo de agir com educação (ok, acho que a educação foi em outro blog mas eu gostei também xD) achei legal, pena que onde moro faz 30 graus todo dia xD

    ResponderExcluir
  20. Acredito que ser uma lolita, não se restringe a roupas de bonecas de grifes exclusivas. Mas sim, em como você e. Um estilo de ser por dentro, doce, meiga, sonhadora e esperançosa. Isso se reflete no estilo lógico, mas não e o principal. Não se pode vestir uma roupa e por isso ser uma autêntica lolita, tem que ser de fato.

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)