Sobre sites de leilão e comprar brand sem ser milionária

Imagem (c) Chocomint, editada por mim.

Novamente, no espírito do tema do mês de Maio do Fórum Moda Lolita, "Lolita com orçamento apertado", fiz este post sobre dois famosos sites de leilão japoneses. Eles são pequenas minas de ouro de itens lolita, desde prints raríssimas a pechinchas incríveis.



De que sites você está falando?
Se você procurar, o Mbok e o Yahoo! Auctions são excelentes lugares pra comprar brand barata e em bom estado de conservação. São excelentes alternativas à comprar peças de marca nova, que é caríssima!
Para muitas, brand é uma coisa meio etérea e inacessível, tipo um unicórnio; sonhamos com essas peças "mágicas", mas parece que nunca conseguiremos um pedacinho desse sonho na realidade.

Porém, existem várias opções para pagar mais barato em roupas de marca... se você não comprar nova, isto é. Ao contrário do Brasil, o Japão tem uma grande cultura de venda de coisas usadas. Ao entrar numa loja de departamento qualquer, quase sempre existe uma seção somente para itens de segunda-mão, e muitas vezes são semi-novos, em excelente estado de conservação. Se existem um ou mais defeitos, o preço cai exponencialmente.
Só não se esqueça de ler a descrição antes e de considerar que você vai ter que pagar o frete dentro do Japão e o internacional, além da taxa do shopping service. Calcule tudo isso antes pra não ter surpresas depois (experiência própria x__x').


"Mimimi, mas eu não sou podre de rica, nunca vou ter nada de brand"

Perdendo o preconceito contra coisas usadas, é possível conseguir itens lindos e de marca. A ideia de que brand é só pra pessoas RYC@$$ com muito dinheiro já deveria estar ultrapassada.
Guardando dinheiro, acho que é possível comprar uma peça grande de marca usada (JSK, OP, uma saia ou um casaco) pelo menos uma vez por ano, ou umas três vezes se forem itens menores (blouses, sapatos, bolsas, cardigans), e várias vezes com coisa de menor valor como acessórios e meias.
Por exemplo: guardando 30 reais por mês, por 12 meses, você tem 360 reais. É o suficiente pra comprar uma peça grande de brand num leilão (se não for uma print muito rara). Está aí o seu presente de Natal do ano! Com esse dinheiro, também dá, até, pra comprar algo novo de valor médio de brand, como uma blouse, por exemplo.
Eu tenho mais admiração por essas pessoas do que aquelas que têm as coisas facilmente. Com um pouco de esforço e tempo, você se torna capaz de conseguir o que você quer.
Aqui vão mais algumas dicas sobre comprar brand com orçamento apertado:
  1. Prioridades. Estabeleça metas. Quer se tornar uma ávida colecionadora de meias de marca, ou apenas quer uma blouse de qualidade e durável? O seu esforço depende do que você vai querer.
  2. Calcule! Tenha noção do quanto você quer e, o mais importante, pode gastar. Coloque tudo no papel, incluindo frete e taxas de shopping service, e sempre arredonde para cima, para não ter surpresas orçamentárias.
  3. Planeje. Pense em quanto você pode guardar por mês, e os períodos em que o que você quer comprar esteja mais barato ou mais disponível. Considere que as estações do hemisfério norte são sempre opostas às nossas, e isso pode tanto te ajudar quanto prejudicar, e tenha noção de quanto começam as grandes promoções da sua marca favorita.
  4. Qual brand? Angelic Pretty tende a ter os itens com mais valor no mercado. Já Baby não tem preços de revenda muito altos, e Metamorphose, menos ainda. As marcas classic em geral também não têm uma grande valorização. Itens de coleções mais antigas, também, tendem a ser mais baratos. Marcas menos conhecidas como Putumayo, Emily Temple Cute e Milk também têm peças bonitas, assim como um preço de revenda ainda menor.
  5. Pesquise. Procure em todas as opções possíveis! Leilões, lojas online, vendas pessoais...
  6. Pare e pense. Apesar de tudo, sabemos que às vezes simplesmente não vale a pena ou não dá para comprar brand. Talvez aquela peça dos seus sonhos se torne um pesadelo se você não tiver nada que combine com ela, e ter que comprar tudo novo. 

Links para facilitar o seu trabalho

Aqui vão alguns link para ajudar a fazer compras:
Yahoo! Auctions: 
Categoria "Angelic Pretty" (basicamente, tudo que tem a ver com lolita é jogado aqui dentro, até perucas!)

Mbok:
Categorias de tipos de itens


Procurando por semelhança não fica difícil. O conhecimento do alfabeto Katakana do japonês e também o inglês é o suficiente pra conseguir ler a maioria dessas categorias.

Yahoo! Auctions x Mbok!
No primeiro, a vantagem é a existência do "snipe bid", a oferta vencedora em leilão feita no último minuto, que só é menos infalível do que o buy it now (preço ligeiramente maior de compra imediata; existe em algumas auctions nos dois sites).
Mas no Mbok! é muito mais fácil achar o que você quer, principalmente prints raras, porque o sistema de busca deles é mais refinado e mais simples (na minha opinião), além das ofertas serem melhores; é comum no Mbok! ver sets de itens por um preço bom, ou então auctions que começam com um preço absurdamente baixo (ex.: 500 ienes por um Tea Party rosa tamanho M) para atiçar a competição entre os compradores.
Para ambos você vai precisar de um shopping service; eu, pessoalmente, recomendo o Japonica Market (review aqui).


Obrigada pela atenção! Espero que seja útil.
Perguntas, sugestões e comentários são sempre bem vindos.
Com amor,
chadias 

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

4 comentários:

  1. mbok é muito bom!! ♥♥

    E eu nem tinha pensado em usar óculos! Mas cheguei a procurar uma bolsa de relógio pra ficar mais no tema "coelho da alice" u-u

    ResponderExcluir
  2. Sim <33 pretendo comprar lá mais vezes!

    Tem uma na chocomint que meldels... Eu ameeeei!

    ResponderExcluir
  3. Chadias, eu super vou linkar isso no post sobre compras internacionais que estou fazendo ♥ Posso? :3

    ResponderExcluir
  4. É claro! seria uma honra pra mim ^^

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)