A diferença entre offbrand e not-lolita - Parte 1: Vestidos e Saias


Como explicado na introdução, aqui vai um guia para achar peças adequadas ao estilo, começando com a parte mais importante de uma roupa lolita!

Vestidos e saias (main pieces - peças principais)

O que procurar num vestido para que ele seja adequado ao estilo?

- "Cobertura" da pele
Modéstia é uma parte fundamental. O vestido não pode, de maneira alguma, mostrar muito mais que o seu colo e seus joelhos. Portanto, vestidos decotados ou com barras acima de 10cm do seu joelho devem ser eliminados como opção. Saias seguem a mesma regra de comprimento.

Exceção: decotes feitos propositalmente grandes, para mostrar o detalhe da blouse sendo usada por baixo. Ambas as imagens (c) Victorian Maiden

- Formato da saia
Outra regra importantíssima que frequentemente é esquecida por ininciantes é se a saia/vestido tem o formato adequado. Ela deve conseguir comportar uma anágua, seja no formato de "bolinho" (cupcake) ou que faça uma silhueta em A, para ser usada em lolita.
Eu diria que é esse o maior motivo pelo qual achar vestidos e saias offbrand adequadas seja difícil. Por isso, recomendo que você já possua uma anágua e um vestido ou uma saia não-offbrand para ter uma noção do formato correto, que por vezes é difícil de observar sem ter alguns exemplos já na cabeça.

- Tecido
Por último, observe o tecido do vestido. Algodão, veludo e tecidos planos de boa qualidade são os mais adequados. Malha, cetim, oxford, e qualquer coisa sem acabamento fosco devem ser evitados!

Existem alguns outros tópicos que devem ser observados:
  •  a estampa é adequada? Estampas muito modernas, como as abstratas, ou com cores como laranja, roxo e tons neons em geral não ficam bem. O mesmo vale pra vestidos sem estampas.

Roxo usado adequadamente. Da direita para a esquerda: Juliette et Justine,  fonte, fonte.
  • fuja de vestidos sem alça e aqueles com alças muito finas. Alças grossas, com 2 cm ou mais são as mais adequadas;
  • vestidos moles, que não modelam pelo menos parte do tronco, também devem ser evitados. É extremamente característico de lolita. Existem exceções, claro... A Angelic Pretty lança vestidos como o abaixo às vezes. Mesmo assim, existe uma definição, mesmo que mínima, do busto;

    Imagem (c) Angelic Pretty
  • atenção aos decotes; prefira os do tipo quadrado, redondo e "princesa" ou coração. Decotes em V, tomara que caia e tipo canoa raramente dão certo, mas são vistos às vezes. Já decotes de um ombro só, que amarram no pescoço e estilos mais modernos realmente não funcionam com o estilo.
Decotes alternativos por Angelic Pretty (abra a imagem em uma nova guia para melhor visualização)
Da esquerda para a direita (cima para baixo): amarrado nos ombros, sem alças (coração), alças centrais, canoa mais alças para amarrar, sem alças.


Exemplos de achados offbrand e como "consertá-los"

É bastante difícil encontrar offbrand que se encaixe perfeitamente em lolita sem precisar de nenhuma alteração, em especial algo tão específico e cheio de regras a seguir quanto a peça mais característica, a peça principal. Então eu resolvi mostrar passo-a-passos de como fazer as peças se adequarem, um quebra-galho, digamos assim, até que você consiga mandar arrumar em uma costureira (ou se é uma peça que você usa para outros fins, usá-la em lolita mantendo sua dupla funcionalidade). Também mostrarei uma peça que se adequa ao estilo sem grandes modificações.

Note que há duas características importante que não podem ser alteradas: formato da saia e tecido. As outras podem ser "dribladas" com duas dicas simples abaixo.

Saias

Saia Branca com Bordado de Flores



 Comprei  essa saia há alguns anos atrás para a minha primeira comunhão (um outfit que saiu meio lolita, aliás, sem querer). Ela comporta apenas uma anágua pouco volumosa, então é adequada para um outfit mais delicado ao invés de exagerado. 
O único problema é o forro, que está "solto" na saia, após eu ter emprestado para uma parente. Eu penso também em adicionar uma renda na barra mantendo esse tema "flores" para fazer ela ganhar um pouco mais de acabamento. Vou mandar para a costureira logo!

Saia Bordada com Flores Azuis e Rosas



Sou apaixonada por essa saia. Tenho ela desde a oitava série e já usei de muitas formas, de vestido a saia longa (fica bem mais comprida em mim, a modelo é a minha irmã). Infelizmente não posso demonstrar corretamente que ela comporta uma anágua A-line porque eu não tenho uma em mãos (está na casa da Nekoneko), mas dá para perceber que ela acomoda o volume da minha anágua cupcake.

O único "defeito" dela é a cintura feita para ser usada debaixo do top - resolvi esse problema colocando minha pala, que deu um toque elegante ao mesmo tempo que define a cintura. O mesmo efeito pode ser obtido com um cinto.

Minha pala sempre sai com essa cor estranha nas fotos .-. ela é só marrom mesmo.

Vestidos

"Vestido" roxo de lacinhos

Esse foi o que mais exigiu "imaginação" XD
É, na verdade, uma camisola comprada na Marisa! A estampa e o formato me lembraram este vestido da AP que beira o não-lolita: então eu usei alguns truques para deixá-la mais "lolitável". Novamente, ficou um pouco curta na minha irmã porque ela é mais alta que eu.

Primeiro, uma foto dele por si só:

Vestido: Marisa; Meias: Riachuelo; Sapatos: Secret Shop

O principal problema dele é a área do busto. Essa barra cinza é bem característica de pijama, mas não muito adequada para lolita. O formato dele também não valorizava o corpo, nem contribuía para fazer uma silhueta boa para o estilo.


Então tomei duas providências: adicionei um cinto e um bolerinho. Mudou completamente o vestido!
O resultado final ainda é bem casual, 



Vestido de Veludo e chiffon

Foi comprado por meu pai na última viagem aos EUA, na seção infantil do Walmart (!!). Eu gostei muito do jeito dele e achei que seria uma bom para variar um pouco. Afinal, meu blog é bem centrado em Sweet e isso é algo que eu quero mudar pelo menos um pouco (na verdade estou sendo processada pela Comissão de Garantia da Diversidade de Subestilos de Lolita na Mídia e esse vestido entrou por cotas -q).
Os meus projetos para ele são remover a flor na frente, além de adicionar alguma renda bem grande, elaborada e elegante na barra.

Falei para ela fazer uma pose de Mana e ela fez  isso aí, e começou a dar risada...
O principal problema é o bodice dele. Serve bem, mas tem um desenho meio estranho e não muito gothic, e uma florzinha que se apegou firmemente a ele, vou ter que cortar fora... Não sai de jeito nenhum.
Então encontrei um cardigã, também texturizado, com babados e mangas "góticas" e joguei por cima. Voi là!


Após várias piadas e repetição da pose, foi a foto menos tremida que eu consegui.


Resumo
  1. Use um bolero/casaco/cardigan para cobrir decote ou parte do tronco inadequados. É difícil encontrar um vestido que seja totalmente lolita. Então, se conseguir achar algo que se na parte de cima se assemelhe às características acima, e tenha um formato da saia aproximado ao que se usa no estilo, é só cobrir a parte de cima;
  2. Marque a cintura com um cinto ou uma pala. Vai valorizar o formato do vestido e torná-lo mais característico de lolita: fala-se muito sobre a saia fofa, mas ela precisa contrastar com uma parte superior bem próxima ao corpo; 
Por fim, você pode notar que mesmo assim, a maioria dos itens acima não acomoda uma anágua muito cheia e tendem para o casual. É por isso que peças principais offbrand dificilmente vão ser tão "lolita" quanto uma peça feita para o estilo - por mais volume que ela comporte, nunca vai aguentar a sua anágua monster poof.
A camisola, só pelo tecido, também sempre ficará com um "jeito" de Casual.

É por isso que o mais importante é caprichar para deixar o resto do outfit bem "tradicionalmente" lolita. Acho que é o mais importante de tudo.


Só como comentário adicional, o blog comemorou 1 ano no dia 6 de dezembro e eu me esqueci completamente... De qualquer forma, eu agradeço a todos os meus seguidores pelo apoio, eu nunca esperava bater a marca de 100 seguidores em só um ano de blog. Espero crescer em notoriedade e ser cada vez melhor para vocês. Que venham os próximos anos!


Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

7 comentários:

  1. Adorei o post e..

    Minha mãe tem essa camisola!Vou roubar dela e usar com um bolero também xD

    ResponderExcluir
  2. @ichigo hime
    yay, que bom que pensou isso! *--*

    @Ju Lee
    Obrigada!
    Que coincidência!! :D
    Quem diria que é possível fazer um twin... de camisolas? xD

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post, Chadias!! Muito útil mesmo!!

    E, OMG, esse vestido do Walmart!! <3 Que gothic incrível ficaria!! *-*

    ResponderExcluir
  4. @Andreza
    Claro que sou, é que a minha coruja se perdeu :T
    Brincadeiras à parte, você viu o passo-a-passo, não é simples? ^^ Não precisa de mágica, você pode fazer essa tranformação facilmente em casa também!

    @Sayaka hime
    Fico tão feliz em ver você aqui <33
    É o meu plano de inverno esse gothic *o* Espero que atenda às suas espectativas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, vi o comentário que deixou no meu blog, obrigada pelas dicas. Achei ótimo você com certeza intende bastante do assunto!
    Deixei uma resposta mais "elaborada" lá no blog para sua opinião, que achei ótima!

    http://harajukucriativa.blogspot.com/2012/01/dicas-lolita.html#comment-form

    Beijos, Seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ser tão atenciosa e educada! Às vezes é difícil conversar com algumas pessoas porque elas têm a mente fechada e eu vejo que você não tem esse problema.

      Vou responder no seu blog mesmo!
      Muito obrigada pelos elogios > v <)~

      Excluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)