Sobre livros e filmes: meu tipo de filme

Eu já confessei meu amor por histórias sobre matemática e física  nessa mesma seção no meu blog, mas agora vou mostrar dois filmes incríveis que são lançamentos recentes, e no mesmo tema: um é sobre um grande físico, e o outro, sobre um grande cientista da computação/matemático (são áreas que se sobrepõem/interseccionam).



EU NÃO CONSIGO NEM DESCREVER COMO EU QUERO VER ESSE FILME PQP.
Vamos por tópicos:

  • é sobre o Alan Turing
  • conta a história da criação de um dos primeiros computadores da história
  • situado na WWII
  • BENEDICT CUMBERBATCH!!!11!1111ONE!
Vocês provavelmente não sabem quem é Alan Turing, então vou explicar minha excitação. Quando eu estava no segundo ano tive uma matéria sobre teoria da computação (para quem não sabe, eu curso Ciência da Computação). Foi uma das matérias mais incríveis que eu já tive, apesar de muitos não gostarem. Ela fala sobre a ideia de computar, a computação em si como conceito matemático. Esqueça a ideia de computação = computador (sentido moderno). Eles são conceitos completamente independentes - ou melhor: a computação independe de uma estrutura física. A máquina mais poderosa do mundo é uma máquina teórica que pode processar informação infinita.
O nome dessa máquina é máquina de Turing. 
Esse conceito foi a maior evolução na computação desde a máquina de Babbage e o primeiro algoritmo feito por Ada Lovelace. Apesar de existirem máquinas/conceitos igualmente poderosas à máquina de Turing (lambda cálculo de Church, máquina de Post), Turing é o standard a quem se compara, tanto é que são chamados de Turing-equivalentes.
Se vocês quiserem saber mais sobre isso, pesquisem qualquer um dos nomes acima. Parece extremamente tedioso (e deve ser), mas eu amo! Acho uma das coisas mais incríveis do mundo. E você pode até achar chato, só não diga que acha matemática inútil na minha frente, senão vou bater o pedaço de tecnologia computacional mais próximo em você até ele entrar na sua cabeça (literalmente).
A história pessoal do Turing também é extremamente interessante, porque todo esse processo de genialidade está imerso no cenário da Segunda Guerra Mundial e depois uma perseguição criminal.
Quanto ao Benedict Cumberbatch, como não amar. Sou fã do benedict cumberbatch desde que ele fez o Sherlock da BBC
Enfim, EU PRECISO VER ESSE FILME.



Um dos livros que eu tinha citado acima era justamente o título desse filme: The Theory of Everything. Seguindo a ideia do filme acima, também mostra um lado mais humano da história do cientista Stephen Hawking. Esse filme não com certeza vai ser mais para um drama misturado com romance, ao contrário do filme do Turing que vai ter conflitos muito mais sérios (ou sei lá. É difícil comparar uma doença degenerativa seríssima e dramas pessoais ao desenrolar da Segunda Guerra Mundial... cada um vai ser tocante da sua própria forma).
Esse eu também não posso perder!

Você gosta de filmes biográficos? E filmes sobre cientistas?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

8 comentários:

  1. Eu adoro filmes de biografia, mas nem tanto quanto a matemática e física. Sou de humanas rs. Eu adoro principalmente Coco Antes de Chanel e Um Método Perigoso.

    http://gliterpunk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nãoo conhecia Alan Turing, mas certamente eu adorarei conhecer. Esse filme me interessou bastante eu também achei o máximo o trailer desse filme do Hawking.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho pavor de Física e Matemática mas falou em WWI e II é comigo mesmo! Fiquei com vontade de ver o primeiro filme *o*

    ResponderExcluir
  4. normal haha acho que elas têm medo da gente também, tipo aquela história que a aranha tem mais medo da gente do que a gente dela? hahahahaha
    Não perca, vale a pena! *_*

    ResponderExcluir
  5. Os dois são cientistas incríveis <3

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que assisti Coco Antes de Chanel, mas como peguei num canal aleatório eu nunca sei se o filme que eu assisti é esse mesmo ou é outro sobre a Chanel!
    Esse "Um método perigoso" também parece excelente *_*

    ResponderExcluir
  7. como vc é nerdes, Cha xD ♥

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)