Os contrários do Lolita Lifestyle

Foto da Tokyo Fashion - A menina da esquerda também é lolita!
"Lifestyle lolita", ou na versão semi-aportuguesada "uma lolita lifestyle"' ou ainda "lifestyler", são vistas, muitas vezes, como meninas "perfeitinhas", bidimensionais e ainda, falsas e infantis (noções completamente erradas, aliás). Mas ao invés de tentar discutir sobre este assunto que é tão falado, muitas vezes de forma errônea e perpetuando definições e esteriótipos incorretos, eu gostaria de falar sobre o outro lado da moeda: as lolitas que não só não são lifestylers, mas também testam os limites do anti-lolita, com as chamadas atitudes "not-roriita" (e eu confesso que ver este termo me dá sentimentos confusos: wapanese é engraçado, ao mesmo tempo que me dá calafrios. Acho o uso dele nesse termo especialmente irônico).


Se deseja ver mais sobre o lifestyle em si, recomendo este artigo traduzido brilhantemente pela Valentine, que fala só sobre isso. Temos também duas traduções excelentes da Ichigo, aqui e aqui.


Not-roriita engloba várias coisas; é um termo "de internet", não há como ele ter um significado único, nem ser usado exatamente do mesmo jeito em todas as frases. Mas eu notei, há algum tempo atrás, um problema que tem implicações maiores: o agrupamento de atitudes ruins, alternativas e "unladylike" (seria algo como "descaracterístico de uma dama").

Acho a Kyra o resumo perfeito de uma lolita unladylike - título que penso que ela leva com orgulho

O "unladylike" seria algo como o avesso de uma Classic Lolita "ideal": falar alto, sentar com as pernas abertas, comer demais ou om a boca aberta, arrotar, beber, fumar, falar palavrão, falar sobre sexo, etc.
Tudo isso, para mim, tem lugar em lolita sim.
Não espere que alguém vá achar bonito ou te elogiar, porque ninguém é obrigado  gostar dessas coisas, assim como você não tem que gostar de chá, ou pôneis, ou do Mana-sama; mas se você se diverte fazendo isso, eu considero de direito seu fazê-lo. Existem todas as considerações de local e, especialmente, companhia (um arroto num meet em um restaurante pode ser engraçado, mas e no meio de uma palestra de outra colega? E sair para uma boate 18+ quando uma das integrantes do grupo é menor de idade pode fazer essa pessoa se sentir mal e também excluída), claro. Fora isso, por mim, pode abrir as pernas (você vai estar de bloomers mesmo), tirar os sapatos e colocar em cima da mesinha de café com cara de like a boss.


Esta é a Ana, uma linda lolita portuguesa!

As atitudes "alternativas" seriam tatuagens, pierceings, alargadores, body art em geral, e ter hobbies normalmente não associadas a lolita (como curtir Death Metal, cultura geek, ou carros tunados).
Felizmente, já é consenso na comunidade que ter interesses diversos e bastante diferentes de lolita é perfeitamente aceitável. Porém, são frequentemente associados ao "unladylike", o que é, ao meu ver, bastante bobo.
Acho que o melhor exemplo seria a minha antiga professora de desenho: tinha tatuagem de espada nas costas, só vestia preto, amava metal e rock em geral, e ao mesmo tempo era calma e educada ao extremo (ela nunca nem espirrou na minha frente, em 2 anos e meio de aula!). Ladylike e alternativa, ao mesmo tempo!

Você pode ver que a questão aqui é maior do que lolita. Associar body modifications e comportamento visto como "não-aceitável" é ruim. Julgar qualquer pessoa pela aparência, aliás, é péssimo.
E associar momentos de diversão à "comportamento inadequado" é pior ainda, e um estigma muito mais difícil de se livrar. 


(a imagem não é de minha autoria mas não consigo achar a fonte)
Chegamos ao último tópico: comportamento ruim.
Comportamento ruim seria definido pelo comportamento inapropriado de acordo com uma situação, ou então comportamento puro e simplesmente malévolo.
Arrogância, desprezo, inimizade, ódio, fofoca, xingamentos (que eu diferencio de palavrões), ignorância, grosseria, inveja, falta de consideração... São inúmeras características ruins. Também atribuiria atitudes unladylike em situações inapropriadas, de forma que se tornem grosseiras e incômodas, a essa categoria.


Jogar essas três coisas diferentes em "not-roriita" pode ser perigoso: se você associa esse termo de forma positiva ou neutra, pode incentivar o "ser mal por ser mal", o espalhamento da parte péssima dele; se usa de forma negativa, cairia num moralismo preconceituoso.
Por isso, tudo que tenho a sugerir é: use esse termo com cautela. Eu gosto de atirbuir unladylikeness e lolitas alternativas em not-roriita, e chamar as com comportamento ruim apenas de mal-educadas.





Aposto que quando eu disse "artigo de opinião sobre lifestyle" não foi isso que imaginaram não é?
Desculpe, eu deveria ter sido mais clara xD
Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!

Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

9 comentários:

  1. Adorei o artigo Chad *-*
    Se tem uma coisa que eu acho super divertido em lolita, são as situações not-roriita que acabam sendo engraçadas e boas poses para fotos.
    Quero um dia ser lolita para ser not-roriita de vez em quando Hahahaha'.

    ps:Sou Fã da Kyra o/

    ResponderExcluir
  2. não é engraçado como mtas das coisas consideradas "not-lolita" são vistas com TREMENDA frequência na comunidade? 8D tanto que esse termo virou praticamente uma piada pronta.

    eu acho que dá pra ser lifestyler tendo algumas características not-lolita tb. porque "lifestyle" não tem apenas a ver com comportamento, não é? não são exatamente antônimos.
    logo não entendi essa frase: ""lifestyler", são vistas, muitas vezes, como meninas "perfeitinhas", bidimensionais e ainda, falsas e infantis". >_>

    ResponderExcluir
  3. Adorei o artigo. É esclarecedor.
    Confesso que pra mim, que estou olhando "de fora" da comunidade lolita, parece que esses comportamentos que você citou (ignorância, grosseria, inveja, falta de consideração) estão sempre presentes, mesmo não sendo maioria. Torço para estar errada...

    Beijos da ♥ Amy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Chadias!
    ssa, acredita que eu realmente não levo esse assunto a sério? Acho que o "autêntico" lifestyle é impossível de ser conduzido na sociedade em que vivemos (a não ser que você seja podre de rica e tenha alguém que te sustente).
    Eu considero meu lifestyle mori, embora não use mori todos os dias. Acho que, assim como o lifestyle não depende da moda, a moda não depende do lifestyle.
    Esse assuto é, em minha opinião, extremamente pessoal, e vê-lo sendo discutido por aí ou ver meninas fazendo barulho por causa de alguém que não se comportou como uma lolita ou algo assim chega a ser engraçado para mim.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o artigo!! Isso aclara muita coisa a respeito de comportamento lolita! Algumas pessoas impõe quase que como quando você se veste de lolita tem que ser outra pessoa!!

    Muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Que post interessante chadias ^^
    É fácil observar que todo movimento artístico/cultural em algum momento acaba experimentando a subversão de seus próprios valores, uma espécie de contracultura, e pelo visto com as lolitas não foi diferente.

    <3

    ResponderExcluir
  7. mto bom, adoro seus posts no blog, são bem explicativos, detalhados e são bastante imparciais, o que eu acho muito bom
    vc não impõe seu ponto de vista, sabe coloca-lo no momento certo

    ^^
    e eu fiquei um tanto surpreso, pq não imaginava que haveria esse lado das lolitas .-.

    pra mim isso até não se encaixaria no estilo lolita
    mas como vc disse, tem de ter cautela

    =**

    ResponderExcluir
  8. @Polly
    Fico feliz que tenha gostado!
    É realmente divertido xDD
    E também sou fã dela ^^

    @rika
    Exato! e só ajuda a quebrar essa ideia estranha que as pessoas têm de que pessoas devem agir de acordo com a aparência.
    Obrigada pelo input, eu percebi que não tinha deixado claro que isso é como as pessoas vêem, e não como realmente é (apesar de eu saber disso). Deixei isso mais claro e adicionei alguns links sobre lifestyle!
    E concordo sobre não ser exatamente um contrário, mas com certeza é um contraponto. Resolvi não modificar isso porque o título perde a força...

    @Lola Espinosa
    Parece um lifestyle mais adorável que lolita ^^ acho que a palavra seria "charming". E concordo - lifestyle é independente do que você está usando no dia.
    Eu não desisti, ainda! Um dia sei que vou me cansar. Mas pelo menos tento abrir os olhos dos meus amigos...

    @Athene
    Obrigada!
    Exatamente - o que traz aquela impressão de "lolita é fantasia". Eu sou eu quando estou de lolita, eu não tenho que mudar o meu modo de agir. Isso caracteriza ser um personagem para mim, não usar uma moda alternativa.

    @Maurilio
    Bom, não é exatamente "subversão dos valores" porque não DEVERIA ter valores para começar. Mas concordo com você!

    @Hideki
    Já conversamos por msn né?
    Eu estou feliz que tenha mudado de opinião após a nossa conversa ^^

    ResponderExcluir
  9. Bom, estou atualizando minhas lidas do Dias de Chá ^^" Não pude passar batido por essa postagem, ainda que faça um tempinho que foi postada.

    Admito que não curto tanto unladylike nos exemplos de comportamento, como de arrotar ou ser grosseira, mas não por se relacionar com lolita. É simplesmente que acredito que não é muito legal agir desa forma! XD

    Tatuagens, piercings, sentar com pernas abertas, fumar, qualquer coisa assim, para mim é irrelevante. Mas acredito em noções mínimas de educação e de comportamento na hora de se relacionar com outras pessoas. Por exemplo, tenho o costume de falar muito palavrão, e só fui perceber que incomoda os outros quando um amigo meu me pediu para não usar esses termos com ele presente. Achei muito chato, porque para mim não era nada demais, mas para os ouvidos alheios são um pouco um desrespeito.

    Como pode ver, essa questão de unladylike não se relaciona para mim no sentido de ser lolita ou not-lolita, e sim no sentido de ser educado ou não. Não sei se ficou claro, mas enfim XD

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)